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  5. Historiografia da Educação no Quadro das Relações Sociais: Infância e Instituições

Historiografia da educação no quadro das relações sociais:
infância e instituições

Coordenação: Moysés Kuhlmann Jr.

Pesquisadores colaboradores: Pérsida da Silva Ribeiro Miki (Ufam), José Carlos de Melo (UFMA)

Equipe de pesquisa:Natália Pimenta, Sandra Regina Pereira Ramos (Unisantos), Sonia Onuki (Unisantos), Gilson Braga (Unisantos)

Financiamento:CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa), Capes (bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado), FCC

Parceiros: Unisantos, UFMA, UFAM

Vigência: 2017-2021

Descrição: O projeto, desenvolvido na linha de pesquisa “Infância, História e Política”, apresenta a perspectiva teórica de considerar a educação no quadro das relações sociais, contribuindo para a historiografia da educação e da infância. Indica dois objetivos específicos: o primeiro, relacionado aos estudos sobre a infância, volta-se aos trabalhos sobre a historiografia da infância no Brasil. O segundo objetivo volta-se à investigação da história das instituições educacionais, em diferentes modalidades e aspectos, considerando as articulações locais, regionais, nacionais e internacionais, com destaque para os processos de difusão do parque infantil e instituições congêneres. A metodologia segue três eixos para a análise interpretativa: educação, política e formações sociais; processos administrativos e formativos; e propostas e práticas pedagógicas. A estratégia de desenvolvimento do projeto envolve a coordenação e orientação de subprojetos e de participação em redes de intercâmbio, bem como a ampliação do acervo documental disponibilizado na página História da Educação e da Infância, abrigada no portal da FCC. Em 2019, foi publicado artigo científico no periódico Educar em Revista, sobre a história do Parque Infantil. No âmbito da participação na Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina, divulgou-se a convocatória do dossiê “Childhood and education: intertwined stories, social relations, institutions and pedagogies (XVIII to XX centuries)” para a revista Espacio, Tiempo y Educación, da Espanha, tendo como editores convidados Moysés Kuhlmann Jr. (FCC) e Beatriz Alcubierre (Universidad Autónoma del Estado de Morelos, México), a ser publicado em 2021. Em âmbito nacional, apresentaram-se comunicações de subprojetos concluídos no IX Congresso Brasileiro de História da Educação, e desenvolveram-se ações de intercâmbio com pesquisadores das seguintes instituições: Uepa, Ufam, UFGD, Unifesspa, Unifesp, UFG, por meio do Encontro “História da Educação e da Infância no Brasil: perspectivas de investigação”, realizado em Belém-PA. Quanto ao acervo documental da página História da Educação e da Infância, com a colaboração da bolsista Natália Pimenta, realizaram-se estudos para a reformulação de seu leiaute e estrutura, e foi apresentada comunicação no I Encontro Paulista de Patrimônio Histórico-Documental, que será publicado em 2020, nos anais do evento.

 

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