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Monitoramento da implementação do programa “Nosso Ensino Médio”

Coordenação: Fabiana Silva Fernandes (DPE/FCC)

Equipe:
Pesquisador: Nelson Gimenes
Pesquisadoras: Isabela Rahal Pinto e Lisandra Princepe 

Assistente de pesquisa: Caroline Gorski Araújo

Financiamento:  Fundação Itaú para Educação e Cultura

Vigência: 2021-2022

Descrição: O projeto, intitulado “Monitoramento da implementação do programa ‘Nosso Ensino Médio’” atendeu a uma solicitação da Fundação Itaú para Educação e Cultura para monitoramento e avaliação do processo de implementação e desenvolvimento de programa de formação continuada de professores do ensino médio, formulado pelo Instituto Iungo em parceria com Instituto Reúna. A proposta foi executada nos anos de 2021 e 2022 e foi organizada em duas etapas de trabalho: 1) inicialmente, buscou-se compreender as diferentes formas de apropriação do programa pelos estados que aderiram a ele, estabelecendo uma parceria com os agentes formuladores do programa para a realização da formação continuada dos profissionais da educação e, 2) posteriormente, aprofundou-se a análise da apropriação do programa para compreender os processos de construção das propostas estaduais de formação continuada, bem como buscou-se compreender como os demais estados, que não aderiram ao “Nosso Ensino Médio” estavam se organizando para implementar o Novo Ensino Médio, de modo a subsidiar as instituições parceiras (Iungo, Reúna e Fundação Itaú para Educação e Cultura) no acompanhamento da execução do programa e em sua ampliação. Para a realização do trabalho, dispôs-se de um conjunto amplo de ferramentas, composto por formulário on-line, entrevistas e consultas nos sites do programa e das secretarias estaduais de educação, para realizar um acompanhamento analítico e explicativo voltado para as políticas e estratégias dos entes federativos na organização, estruturação e desenvolvimento das ações formativas dos formadores de docentes. O trabalho permitiu compreender como os entes federados se apropriaram do programa e organizam seus planos de formação continuada e formular algumas recomendações para a promoção de adequações do programa nos estados investigados, bem como possibilidades de sua melhoria, no que se refere a procedimentos e metodologias de formação e conteúdos disponibilizados na plataforma digital.