1. Home
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Práticas de diretores escolares no contexto das políticas educacionais: normas vigentes e desafios do cotidiano

Práticas de diretores escolares no contexto das políticas educacionais: normas vigentes e desafios do cotidiano

Pesquisadores DPE/FCC: Angela Maria Martins (coord.)

Pesquisadores colaboradores: Eric Ferdinando Passone (Unicid), Flávia Werle (Unisinos), Giselle Cristina Real (UFGD), Sanny da Silva Rosa (USCS), Sandra Zákia Sousa (USP) e Maria Helena Bravo (FCC; USP)

Financiamento: CNPq (Bolsa produtividade, Pq2) e FCC

Vigência: 2019/2020

Descrição: A pesquisa, realizada como desdobramento do projeto ¬“Cenários de Gestão de Escolas Municipais”, buscou compreender práticas de gestores no que se refere a ações por eles encetadas na organização pedagógica de escolas públicas municipais, em torno dos seguintes questionamentos: Quais são os princípios e dinâmicas instaurados para elaboração do projeto político-pedagógico, e seus desdobramentos nas pautas que orientam reuniões dos conselhos de escola e de classe? Quais são os critérios para oferta de vagas e admissão de alunos? O projeto político-pedagógico indica iniciativas para enfrentar abandono, reprovação escolar, assim como ações de reforço para melhoria da aprendizagem dos alunos? Quais são as ações de acolhimento da comunidade escolar? Partiu-se do pressuposto que práticas constatadas podem constituir potente subsídio para ampliar o campo de conhecimento das políticas públicas de educação. A investigação se ancorou na concepção do interacionismo simbólico, considerando que, ao se colocar no lugar do outro (role-talking), o indivíduo compartilha sentidos de experiências e situações vivenciadas. Os estudos de campo foram realizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Participaram da investigação os seguintes pesquisadores: Região Sul – Flávia Obino Werle, Alenis Andrade e Cristiane Welter (Unisinos); Região Centro-Oeste – Giselle Cristina Real e José Santos Silva Júnior (UFGD); Região Sudeste – Angela Maria Martins (FCC; Unicid), Sandra Zákia Sousa (FE/USP), Sanny Silva da Rosa (USCS) e Maria Helena Bravo (FCC). A pesquisa gerou o livro Diálogos universidade-escola: contribuições para a prática de gestão escolar (Dourados, UFGD, 2020), organizado por Giselle Cristina Real e José da Silva Santos Júnior, pesquisadores da UFGD, distribuído aos diretores das redes municipais da região da Grande Dourados.

Skip to content