1. Home
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Práticas pedagógicas na educação básica: o que evidenciam as pesquisas em educação

Práticas pedagógicas na educação básica: o que evidenciam as pesquisas em educação

Pesquisadoras DPE/FCC: Patrícia Almeida (coord.), Gisela Tartuce (coord.)

Pesquisadoras colaboradoras: Bernardete Gatti, Marli André (consultoras externas)

Equipe de Pesquisa: Liliane Bordignon, Luciana Palhares (bolsistas)

Financiamento: UNESCO – Projeto 914 BRZ1048.2

Vigência: 2019-2020

Descrição: O objetivo do estudo é investigar como as pesquisas científicas produzidas e publicadas no Brasil, no período 2008-2018, abordam e descrevem práticas pedagógicas relativas à educação básica. A intenção é evidenciar práticas que mostraram alternativas pedagógicas diferenciadas que têm potencial para se tornarem referências na formação inicial e continuada de professores/as que atuam ou atuarão nesse nível de ensino. O levantamento inicial realizado demonstra que há poucos estudos no país que abordam essa temática, o que justifica sua relevância. Para tanto, a metodologia da pesquisa incorpora pressupostos de elaboração de um estado do conhecimento sobre práticas pedagógicas, ainda que não o seja estritamente, sendo complementado por procedimentos de construção de meta-análise. Nesse sentido, serão realizadas buscas por teses na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e artigos disponibilizados na base do SciELO, que serão tratadas e sistematizadas em um banco de dados.  Dessa amostra, diferentes pesquisas serão selecionadas para análise qualitativa, que constituirão a base para chegar-se a fatores, condições e características que se associam e tornam possível a execução de práticas pedagógicas relevantes e que podem lograr consideração no âmbito dos processos de formação de professores/as. Espera-se, com esse estudo, evidenciar o lugar que as práticas pedagógicas ocupam em pesquisas científicas e contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas, programas educacionais, marcos normativos e ações de formação inicial e continuada de professores.