1. Home
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Referenciais Profissionais Docentes para Formação Continuada

Referenciais Profissionais Docentes para Formação Continuada

Pesquisadores DPE/FCC:Gabriela Moriconi (coord.) e Nelson Gimenes

Equipe de pesquisa: Alexsandro Santos (Feduc), Rodnei Pereira (Unip) e Walkiria Rigolon (SEE-SP)

Financiamento: Movimento Profissão Docente (Todos Pela Educação)

Vigência: 2019

Descrição: Trata-se de uma assessoria técnica da FCC a uma Frente de Trabalho com representantes do Consed, da Undime e do MEC, com o objetivo de construir uma proposta de referenciais profissionais docentes para orientar processos de formação continuada no Brasil. A FCC propôs a metodologia e apoiou todo o processo de construção da proposta, o qual se baseou em pesquisas acadêmicas sobre o tema, bem como na observação de aulas e na escuta de um conjunto de docentes, alunos e outros atores educacionais de todas as regiões do país. A assessoria teve como produto final o documento Referenciais Profissionais Docentes para Formação Continuada.

Conteúdo relacionado

Referenciais Profissionais Docentes para Formação Continuada

 

A publicação apresenta uma proposta de referenciais profissionais docentes com o objetivo de orientar os processos de formação continuada de professores de todas as etapas e modalidades a educação básica no Brasil. Ao trazer uma visão clara e compartilhada sobre o que se espera do exercício profissional docente no país, visa favorecer a coerência entre as ações que compõem as diversas iniciativas de formação continuada existentes e sua convergência no apoio a uma atuação que promova o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os estudantes. Resulta dos esforços  empreendidos em 2019, por uma frente de trabalho envolvendo representantes do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais) e do MEC (Ministério da Educação), contando com o apoio institucional do Movimento Profissão Docente e com a assessoria técnica da FCC (Fundação Carlos Chagas). | PDF