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Sexual and Reproductive Health Among Adolescents in São Paulo: The Qualitative Effects of Schooling (2015-Atual)

Coordenação: Jacqueline Priego-Hernandez (BU – Bournemouth University)

Equipe: Adelina de O. Novaes (DPE/FCC); Claudia Terra (bolsista); Roberto Gimenez (Unicid); Guilherme Rocha Savarezzi (Unicid)

Financiamento: Bournemouth University Unicid, FCC

Parceiros: Bournemouth University e Unicid

Vigência: 2015-2017

Descrição: Desenvolvido em parceria com o Centro de Excelência em Aprendizagem da Bournemouth University, o projeto de pesquisa, ao assumir a importância da escolarização na formação das práticas de saúde sexual e reprodutiva, identificou a falta de atenção sistemática ao papel da escolaridade nas práticas sexuais e reprodutivas de adolescentes contextos urbanos brasileiros, onde o foco principal tem sido a gravidez na adolescência e problemas concomitantes. O estudo recorreu à teoria das representações sociais como a sua teoria abrangente e, mais especificamente, incorporou as ferramentas teóricas da “experiência vivida” e “dialogicidade”, ao abordar, em um primeiro momento, as principais tendências em matéria de educação para a saúde sexual na América Latina e, em sua segunda etapa, dedicar-se à análise das representações sociais de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes em comunidades urbanas de São Paulo e sua relação com a escolaridade. Após revisão sistemática da literatura sobre educação sexual no meio escolar na América Latina e análise de um conjunto de dados que compreende 26 entrevistas em profundidade com adolescentes do sexo feminino e 8 do sexo masculino da Zona Leste da Cidade de São Paulo foi possível identificar um fenômeno de polifasia cognitiva (sistemas de representação concorrentes que se expressaram a partir da projeção dos respondentes em vozes de familiares, de professores, de profissionais da saúde e de lideranças religiosas), que marcaram os efeitos da escolaridade para os distintos grupos.