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Subjetividade social docente e políticas de subjetividade: aportes de uma perspectiva psicossocial

Pesquisadora DPE/FCC: Adelina Novaes (coord.)

Equipe de pesquisa: Erika Kulessa de Souza

Financiamento: CNPq, Unicid e FCC

Parceiro: Unicid

Vigência: 2017-2020

Descrição: Em 2020, o projeto foi concluído com aprovação do relatório técnico-científico e do relatório financeiro, submetidos ao CNPq. O estudo pretendeu realizar um aprofundamento teórico, a partir de revisão de literatura, no que concerne à produção social da subjetividade docente, com um enfoque na abordagem dialógica das representações sociais, ao recorrer à tríade dialógica sistematizada por Ivana Marková. Complementarmente ao investimento teórico no sentido de cercar o constructo subjetividade social, foram realizados quatro grupos focais orientados pela proposta teórico-metodológica da dialogicidade e coletadas informações por meio da Metodologia Q junto a 50 docentes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da cidade de São Paulo. Com a realização da pesquisa foi possível obter elementos para contribuir para o debate acerca das políticas de subjetividade, sobretudo no que se refere à profissionalização docente.