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Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras

Equipe DPE:
Coordenação: Gabriela Moriconi
Pesquisadores: Cláudia O. Pimenta e Nelson Gimenes
Bolsistas:
Pesquisador: João Batista dos Santos
Assistente de pesquisa: Luciana Leme

Pesquisadores consultores: Andressa Buss Rocha e Thiago Alves (Funape/ Universidade Federal de Goiás – UFG)

Financiamento: Fundação Itaú para Educação e Cultura

Parceria: D3e

Vigência: 2021-2022

Descrição: Esta pesquisa faz parte de um conjunto de esforços que temos empreendido com vistas a ampliar o conhecimento sobre o tema do volume de trabalho docente no Brasil. Trata-se de um desdobramento do projeto “Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão”, publicado em 2021, e também se articula ao estudo “Desigualdade nas condições de trabalho docentes e seus desdobramentos em tempos de pandemia e pós-pandemia”, como parte do projeto temático “Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professores e estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: enfrentamento das desigualdades”, apoiado pela Fundação Itaú para Educação e Cultura. O objetivo da pesquisa foi compreender os aspectos que afetam o volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental no Brasil. Para isso, foram realizados estudos de caso em um conjunto diversificado de redes estaduais e municipais do país, contemplando dez redes com melhores e piores indicadores relativos ao número total de alunos dos professores dos anos finais do ensino fundamental. Como produtos, foram elaborados relatórios específicos para cada rede participante, bem como um relatório de política educacional com análises e recomendações de ações para avançarmos na adequação do volume de trabalho dos professores brasileiros.