1. Home
  2. |
  3. Awards
  4. |
  5. Prêmio Capes de Teses

FCC na seleção e disseminação das melhores teses das áreas de Educação e Ensino

Parceria

Desde 2012, a FCC soma esforços com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na valorização de pesquisas em educação, oferecendo um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino, vencedoras nas categorias de Melhor Tese e Menção Honrosa.

Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.

Melhores teses

 

Educação

Melhor Tese

Representações de preceptoras na obra de Mário de Andrade - conto e romance (1923-1944) Premiado: Marco Antonio de Santana Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Raquel Discini de Campos

Menção Honrosa

Xi hõnhã? e agora? vamos ser pesquisadores: um fazer pesquisa tikmũ’ũn entre múltiplos seres, saberes e fazeres Premiada: Paula Cristina Pereira Silva Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Vanessa Sena Tomaz

Práticas pedagógicas na educação de surdos: circuitos de transnacionalização entre documentos-monumentos, regularidades discursivas e contracondutas em questão Premiada: Eliane Telles de Bruim Vieira Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado

Ensino

Melhor Tese

Práticas escolares de Educação em Redução de Riscos e Desastres Socioambientais Premiada: Patrícia Mie Matsuo Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia). Orientadora: Rosana Louro Ferreira Silva

Menção Honrosa

Processo formativo em Matemática: invenções robóticas para o Parkinson Premiado: Greiton Toledo de Azevedo Instituição: Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro (Unesp-RC). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Orientador: Marcus Vinicius Maltempi

Luz, câmera… produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos Premiado: Eduardo dos Santos de Oliveira Braga Instituição: Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Orientadora: Giselle Rôças de Souza Fonseca Coorientador: Marcus Vinícius da Silva Pereira

Educação

Melhor Tese

O acesso, ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro, 1991-2020
Premiado: Adriano Souza Senkevics Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Marilia Pinto de Carvalho

Menção Honrosa

Educação e Política a partir do pensamento de Hannah Arendt: reflexões acerca do fenômeno "Escola sem Partido" 
Premiado: Mauro Sergio Santos da Silva Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientador: Marcio Danelon

Do tempo-atenção do estudo ao tempo-interesse do estudante: uma arquegenealogia da aula 
Premiada: Maria Alice Gouvea Campesato Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Betina Schuler

Ensino

Melhor Tese

As Etnomatemáticas dos alunos ribeirinhos do Rio Xingu: jogos de linguagem e formas de resistência
Premiado: Marcos Marques Formigosa Instituição: Universidade do Vale do Taquari (Univates). Programa de Pós-Graduação em Ensino Orientadora: Ieda Maria Giongo

Menção Honrosa

Escolas Sustentáveis: uma análise de experiências a partir do pensamento freireano
Premiada: Antonia Adriana Mota Arrais Instituição: Universidade de Brasília (UnB). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Orientador: Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril

"Tudo que nós têm é nós": lugares da negritude e práticas político-pedagógicas de coletivos negros na universidade
Premiada: Tamiris Pereira Rizzo Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde Orientador: Alexandre Brasil

Educação

Melhor Tese

Cinescrita das salas universitárias de cinema no Brasil Premiada: Cíntia Langie Araujo Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Cristhiane Carneiro Cunha Flôr Coorientadora: Carla Gonçalves Rodrigues

Menção Honrosa

Construção e avaliação do impacto de um programa de ensino metatextual para desenvolver a narrativa escrita de estudantes com deficiência intelectual Premiada: Ana Paula Zaboroski-Oleinik Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Campus Marília (Unesp-Marília). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Jaima Pinheiro de Oliveira

A emergência do discurso da branquitude na legislação brasileira: racismo e educação Premiada: Marisa Fernanda da Silva Bueno Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientador: Mozart Linhares da Silva

Ensino

 Melhor Tese

O ensino da matemática para pessoas com paralisia cerebral: uma análise de ações pedagógicas na educação básica. Premiado: Dilson Ferreira Ribeiro Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Orientadora: Isabel Cristina Machado de Lara

Menção Honrosa

Uma proposta de educação científica para a formação do docente do campo. Premiada: Josiane de Souza Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Orientadora: Fernanda Ostermann Coorientadora: Flavia Rezende Valle dos Santos

Diálogos entre a abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a pedagogia freireana na formação de professores/as de ciências para os anos iniciais. Premiada: Maria Aparecida da Silva Andrade Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências Orientadora: Rosileia Oliveira de Almeida Coorientador: Dália Melissa Conrado

Educação

Melhor Tese

Protagonismo autônomo de crianças por meio de brincadeiras científicas investigativas na educação em ciências nos anos iniciais do ensino fundamental Premiado: Wagner da Cruz Seabra Eiras Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Cristhiane Carneiro Cunha Flôr Coorientador: Paulo Henrique Dias Menezes

Menção Honrosa

Formação continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis: financeirização da educação básica e a (con)formação docente Premiada: Márcia Luzia dos Santos Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Mariléia Maria da Silva

A desfeminização do magistério: uma análise da literatura pedagógica brasileira da segunda metade do século XX Premiada: Renata Porcher Scherer Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Maria Cláudia Dal’Igna

Ensino

 Melhor Tese

Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de matemática no interior do Ceará Premiado: Alexsandro Coelho Alencar Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Campus Rio Claro (Unesp- Rio Claro). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Orientador: Antonio Vicente Marafio Garnica

Menção Honrosa

O acesso ao ensino superior público brasileiro: um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio Premiado: Matheus Monteiro Nascimento Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Orientador: Cláudio José de Holanda Cavalcanti Coorientadora: Fernanda Ostermann

Princípios de design para o ensino de biologia celular: pensamento crítico e ação sociopolítica inspirados no caso de Henrietta Lacks Premiada: Ayane de Souza Paiva Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências Orientadora: Rosiléia Oliveira de Almeida Coorientador: Nei de Freitas Nunes Neto

Educação

Melhor Tese

P2h {Pirâmide da pedagogia Hacker = [vivências do (In) possível]} Autora: Karina Moreira Menezes Orientador: Nelson De Luca Pretto Instituição: UFBA (Universidade Federal da Bahia)

Menção Honrosa

O PNE e as Universidades Estaduais Brasileiras: Assimetrias Institucionais, expansão e financiamento Autora: Renata Ramos da Silva Carvalho Orientador: Nelson Cardoso Amaral Instituição: UFG (Universidade Federal de Goiás)

Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos Autora: Vantielen da Silva Silva Orientador: Dionísio Burak Instituição: UEPG (Universidade Estadual de Ponta de Grossa)

Ensino

 Melhor Tese

O Currículo de Matemática na perspectiva sociocultural: um estudo nos anos finais do ensino fundamental em escolas estaduais indígenas de Roraima Autora: Luzia Voltolini Orientadora: Carmen Teresa Kaiber Instituição: ULBRA (Universidade Luterana do Brasil)

Menção Honrosa

Educação Científica e Cultura Política Democrática: Um estudo sobre o processo de recontextualização de elementos de formação política na prática do ensino de ciências nas séries iniciais Autor: Edgar Miranda da Silva Orientadora: Rita Vilanova Prata Instituição: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

"Como você chegou a esse resultado?" O diálogo nas aulas de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental Autora: Ana Carolina Faustino Orientador: Ole Skovsmose Instituição: UNESP-RC (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Rio Claro)

Educação

Melhor Tese

Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do Pisa Autora: Andriele Ferreira Muri Orientadora: Profª. Drª. Alicia Maria Catalano de Bonamino Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Menção Honrosa

Eu fiz meu game um framework para criação de jogos digitais por crianças Autora: Adriana Gomes Alves Orientadora: Profª. Drª. Regina Celia Linhares Hostins Instituição:  Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Documentação pedagógica: A produção da criança protagonista e do professor designer Autora: Cláudia Inês Horn Orientadora: Profª. Drª. Eli Terezinha Henn Fabris Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Ensino

Melhor Tese

O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento Autora: Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski Orientadora: Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Menção Honrosa

O Método Cognitivo-histórico e o Ensino de Física mediado por Epistemologias Autora: Paola Jardim Cauduro Orientador: Profº. Drº. Everton Ludke Instituição:  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Políticas públicas de formação continuada de professores: Investigações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Autor: Paulo Vinicius dos Santos Rebeque Orientadora: Profª Drª. Fernanda Ostermann Instituição:  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Educação

Melhor Tese

O exercício da docência no ensino médio: a centralidade do papel do professor no trabalho com jovens da periferia  Premiada: Silvana Soares de Araujo Mesquita Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Orientadora:  Prof.ª  Dr.ª Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis

Ensino

Melhor Tese

A problematização do princípio da precaução na formação do técnico agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocientífica Premiada: Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Orientadora: Prof.º Dr.º Carlos Alberto Marques

Educação

Melhor Tese

Pais e Filhos na província do Paraná: uma história da educação de criança pela família Premiada: Juarez José Tuchinski dos Anjos Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR). Programa de Pós-Graduação de Educação Orientadora:  Prof.ª  Dr.ª Gizele de Souza

Menção Honrosa

As relações entre Direção, Liderança e Clima Escolar em escolas municipais do Rio de Janeiro Premiada: Ana Cristina Prado de Oliveira Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Programa de Pós-Graduação de Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Cynthia Paes de Carvalho

Na Periferia das Periferias: o não-lugar escolar e a pedagogia do destino Premiada: Maria Cristina Schefer Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Programa de Pós-Graduação de Educação Orientadora:  Prof.ª  Dr.ª Gelsa Knijnik

Ensino

Melhor Tese

A Experiência Matemática no Universo dos Jogos Digitais: o processo do jogar e o raciocínio lógico e matemático Premiado: Cristiano Natal Tonéis Instituição: Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN/SP). Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Janete Bolite Frant

Menção Honrosa

Contribuições iniciais para uma Filosofia da Educação em Ciências Premiado: Juliano Camillo Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) Orientador: Prof.º  Dr.º Cristiano Rodrigues de Mattos

O Potencial Didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: representações gráficas da dinâmica interna da Terra Premiado: Edson Roberto de Souza Instituição: Universidade de Campinas (Unicamp). Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Denise De La Corte Bacci; David Brusi Belmonte

Educação

Melhor Tese

Por uma didática da invenção surda: prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro Premiada: Cristiane Correia Taveira Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Vera Maria Ferrão Candau

 Menção Honrosa

Lésbicas e professoras: modos de viver o gênero na docência Premiadoa: Patrícia Daniela Maciel Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª  Maria Manuela Alves Garcia

Juventude e conhecimento escolar: um estudo sobre o (des)interesse Premiada: Roseli Regis dos Reis Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade Orientador: Prof.º  Dr.º José Geraldo Silveira Bueno

Ensino

Melhor Tese

A quinta história: composições da educação matemática como área de pesquisa Premiado: Filipe Santos Fernandes Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus Rio Claro. Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática Orientador: Prof.º  Dr.º Antonio Vicente Marafioti Garnica

Menção Honrosa

Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital Premiada: France Fraiha-Martins Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA). Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Terezinha Valim Oliver Gonçalves Memória mediada na aprendizagem de Física: problematizando a afirmação “Não me lembro de nada das aulas do ano passado!” Premiada: Marta Máximo Pereira Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Maria Lucia Vital dos Santos Abib

Educação

Melhor Tese

Carlos de Laet: entre o magistério, a política e a fé Premiada: Rosana Llopis Alves Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Menção Honrosa

Levados por anjos: modos de vida, educação e sexualidades juvenis Premiado(a): Alexandre Martins Joca Instituição: Universidade Federal do Ceará (UFC). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientador(a): Prof.º  Dr.º Miguel Vale de Almeida

Ensino em casa no Brasil: um desafio à escola? Premiada: Luciane Muniz Ribeiro Barbosa Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós Graduação em Educação Orientador: Prof.º  Dr.º Romualdo Luiz Portela de Oliveira

Ensino

Melhor Tese

Evasão do ensino superior de Física segundo a tradição disposicionalista em sociologia da educação Premiado: Paulo Roberto Menezes Lima Junior Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós-Graduação de Ensino de Física Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Fernanda Ostermann

Menção Honrosa

Um estudo epistemológico do Teorema Fundamental do Cálculo voltado ao seu ensino Premiado: André Lúcio Grande Instituição: Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática Orientador: Prof.º  Dr.º Benedito Antonio da Silva

Autodeterminação e ensino por investigação: construindo elementos para promoção da autonomia em aulas de física Premiada: Luiz Clement Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação de Educação Cientifica e Tecnológica Orientador: Prof.º  Dr.º José Francisco Custódio Filho

Educação

Melhor Tese

Homossexuais são… Revisitando livros de Medicina, Psicologia e Educação a partir da perspectiva Queer Premiado: Jackson Ronie Sá da Silva Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Edla Eggert

Menção Honrosa 

Ex-alunos Negros Cotistas da UERJ: os desacreditados e o sucesso acadêmico Premiada: Daniela Frida Drelich Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Vera Maria Ferrão Candau

História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural Premiada: Lisiane Sias Manke Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Programa de Pós Graduação em Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Eliane Peres

Ensino

Melhor Tese

A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio Premiada: Marli Dallagnol Frison Instituição: Universidade Federal do Rio Grando do Sul (UFRGS). Programa de Pós-Graduação: Educação. Orientadora: Prof.º  Dr.º José Cláudio Del Pino

Menção Honrosa 

A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994 Premiada: Gabriel Loureiro de Lima Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática Orientador: Prof.º  Dr.º Benedito Antonio Da Silva

Educação

Melhor Tese

Transtornos de aprendizagem: quando “ir mal na escola” torna-se um problema médico e/ou psicológico Premiada: Katia Cristina Silva Forli Bautheney Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Rosângela Gavioli Prieto

Menção Honrosa 

Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-1945) Premiado: Sidney Aguilar Filho Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientadora: Prof.º  Dr.º Ediogenes Aragão Santos

Comprometimento do aluno: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da Educação Superior Premiada: Vera Lucia Felicetti Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós Graduação em Educação Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Marília Costa Morosini

 Ensino

Menção Honrosa 

Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar Premiado(a): Eva Teresinha de Oliveira Boff Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Programa de Pós Graduação em Educação Orientador(a): Prof.º  Dr.º José Cláudio Del Pino