Em Pauta

               

O Em Pauta é um novo espaço dedicado à divulgação científica promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Ele é voltado para comunicação de assuntos, conceitos e pesquisas na área de educação e visa ampliar o acesso do público não especialista ao conhecimento científico.
Os posts do Em Pauta também contemplam os assuntos presentes nos periódicos Cadernos de Pesquisa (CP) e Estudos em Avaliação Educacional (EAE) e nos estudos realizados no Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC. 
Como espaço colaborativo de construção do conhecimento, o Em Pauta é de acesso aberto. Os autores dos posts cedem os direitos da publicação à FCC e os posts publicados estão sob a licença Creative Commons CC BY-NC-ND, ou seja, o conteúdo pode ser compartilhado, com atribuição de crédito, sem alteração e para uso não comercial. 
Os argumentos presentes nos posts são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam opiniões da Fundação Carlos Chagas.

A Fundação Carlos Chagas visa à promoção da igualdade de gênero em todas as suas atividades. Nesta descrição do Em Pauta, é adotado o uso dos termos no masculino, considerando as especificidades da língua portuguesa. Contudo eles se referem igualmente aos demais gêneros.

CP em Pauta

O Espaço Formativo Compartilhado: perspectivas para a formação de professores

Pesquisadora cria, organiza e participa do Espaço Formativo Compartilhado em uma escola de educação básica com o objetivo de contribuir com a formação de professores e possibilitar mudanças na qualidade de ações de ensino.
Por Cristiane de Almeida

Acesse o conteúdo

EAE em Pauta

Composição de fundo verde claro, com fotografia de cápsulas de medicamentos e esquemas de estruturas de moléculas químicas. Na parte superior da composição, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho. Ao lado, está o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

 

Avaliação docente em Farmácia se adequa a currículo modular e traz soluções para aplicação e análise de resultados

O Questionário de Avaliação Continuada (QAC) pode auxiliar no processo de avaliação de graduações brasileiras. Na experiência do curso de Farmácia da Universidade de São Paulo, o QAC se mostrou um instrumento robusto, confiável e de fácil entendimento e aplicação.
Por Ana Maria Rosa Freato Gonçalves e Márcia Mendes Ruiz Cantano

Acesse o conteúdo

Pesquisas Educacionais em Pauta

Composição de fundo azul claro, com fotografias de gráficos coloridos impressos em folhas de papel, sob uma lupa. Na parte superior da composição, há o Pesquisas Educacionais, em letras vermelhas em um fundo branco. Ao lado, está o nome do blog Em Pauta, em letras na cor branca em um fundo vermelho. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior da imagem.

 

Nova proposta de sistema de indicadores se apresenta como ferramenta aprimorada para a gestão da educação municipal

Desenvolvido durante pesquisa de pós-doutorado na Fundação Carlos Chagas, o sistema fornece subsídios para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais do Brasil.
Por Adolfo Samuel de Oliveira

Leia o conteúdo

Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - Avaliar para melhorar a educação: das políticas públicas ao clima nas escolas. Logo da Fundação Carlos Chagas. Ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube @fundacaocarloschagas

 

Avaliar para melhorar a educação: das políticas públicas ao clima nas escolas

Com diversidade de abordagens, grupo de pesquisa da Fundação Carlos Chagas contribui para o aprimoramento dos processos educacionais ao analisar políticas, programas e escolas em diferentes dimensões.
Por Luanne Caires

Leia o conteúdo