O Em Pauta é um novo espaço dedicado à divulgação científica promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Ele é voltado para comunicação de assuntos, conceitos e pesquisas na área de educação e visa ampliar o acesso do público não especialista ao conhecimento científico.
Os posts do Em Pauta também contemplam os assuntos presentes nos periódicos Cadernos de Pesquisa (CP) e Estudos em Avaliação Educacional (EAE) e nos estudos realizados no Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC.
Como espaço colaborativo de construção do conhecimento, o Em Pauta é de acesso aberto. Os autores dos posts cedem os direitos da publicação à FCC e os posts publicados estão sob a licença Creative Commons CC BY-NC-ND, ou seja, o conteúdo pode ser compartilhado, com atribuição de crédito, sem alteração e para uso não comercial.
Os argumentos presentes nos posts são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam opiniões da Fundação Carlos Chagas.
A Fundação Carlos Chagas visa à promoção da igualdade de gênero em todas as suas atividades. Nesta descrição do Em Pauta, é adotado o uso dos termos no masculino, considerando as especificidades da língua portuguesa. Contudo eles se referem igualmente aos demais gêneros.
CP em Pauta
O Espaço Formativo Compartilhado: perspectivas para a formação de professores
Pesquisadora cria, organiza e participa do Espaço Formativo Compartilhado em uma escola de educação básica com o objetivo de contribuir com a formação de professores e possibilitar mudanças na qualidade de ações de ensino.
Por Cristiane de Almeida
EAE em Pauta
Avaliação docente em Farmácia se adequa a currículo modular e traz soluções para aplicação e análise de resultados
O Questionário de Avaliação Continuada (QAC) pode auxiliar no processo de avaliação de graduações brasileiras. Na experiência do curso de Farmácia da Universidade de São Paulo, o QAC se mostrou um instrumento robusto, confiável e de fácil entendimento e aplicação.
Por Ana Maria Rosa Freato Gonçalves e Márcia Mendes Ruiz Cantano
Pesquisas Educacionais em Pauta
Nova proposta de sistema de indicadores se apresenta como ferramenta aprimorada para a gestão da educação municipal
Desenvolvido durante pesquisa de pós-doutorado na Fundação Carlos Chagas, o sistema fornece subsídios para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais do Brasil.
Por Adolfo Samuel de Oliveira
Avaliar para melhorar a educação: das políticas públicas ao clima nas escolas
Com diversidade de abordagens, grupo de pesquisa da Fundação Carlos Chagas contribui para o aprimoramento dos processos educacionais ao analisar políticas, programas e escolas em diferentes dimensões.
Por Luanne Caires