1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. A Ciência no Espaço Educacional da Criança: do Fazer Ciência a Ciência do Fazer

A Ciência no Espaço Educacional da Criança: do Fazer Ciência a Ciência do Fazer

Objetivo(s):

Compreender o objetivo do ensino de Ciências na educação infantil: o quê, como e para quê trabalhar conhecimentos físicos e naturais para crianças no contexto da educação infantil. Reconhecer o objeto do ensino de ciências na educação infantil e sua relação com o processo de descoberta de mundo da criança. Interagir de modo ativo e propositivo com diferentes metodologias e recursos adequados à abordagem de conhecimentos científicos para e com crianças.

Docente

CAROLINA RODRIGUES DE SOUZA – Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com cotutela na École Normale Supérieure de Cachan, França. Mestre em Educação pela UFSCar. Licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da UFSCar, no Departamento Metodologia de Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: ensino de Ciências e formação inicial e continuada de professores. Desenvolve estudos e pesquisas sobre questões referentes à Ciência na Educação da Infância e no Ensino Fundamental, com aportes da Sociologia da Infância e sobre o conceito de Diferença e suas relações de gênero, raça e etnia no ensino de Ciências.

Programa

Planejar e desenvolver atividades de ensino que explorem conceitos e elementos de ciências que incentivem a observação, a curiosidade, a oralidade, a relação com o outro, a criatividade, a imaginação e representações em diversas linguagens. Reflexão sobre os possíveis diálogos entre aspectos da cultura científica e social com as culturas infantis. Processo de descoberta do mundo físico, natural e cultural pela criança em interação com seus pares, com os adultos e com tudo que a rodeia. Processos de observação, planejamento, exploração, relações, orientações espaço-temporais pela população infantil. Reflexão sobre a ideia de que na educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental os estudantes são, antes de tudo, crianças que experimentam o mundo a partir de diferentes linguagens.

Público-alvo

Professores, especialistas e gestores de educação, pesquisadores, estudantes de programas de graduação e pós-graduação.

Data:

Hora:

das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 05/09/2017: R$100,00. De 06 a 08/09/2017: R$125,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030


Inscrições Abertas

Nenhum post encontrado.

 

Data:

Hora:

das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 05/09/2017: R$100,00. De 06 a 08/09/2017: R$125,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030