1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. A política educacional na perspectiva de Stephen Ball: elementos para análise

A política educacional na perspectiva de Stephen Ball: elementos para análise

Objetivo(s):

  • Analisar as contribuições teórico-metodológicas de Stephen Ball para o desenvolvimento de pesquisas e estudos na área de política educacional, no contexto brasileiro.
  • Apresentar as quatro perspectivas de análise que fundamentam o pensamento do pesquisador: os efeitos do neoliberalismo na organização escolar; a adoção de políticas de quase-mercado pelos sistemas educacionais públicos; a abordagem do ciclo de políticas, como um instrumento teórico-metodológico de análise; e a composição de redes políticas e sua influência na tomada de decisão.
  • Evidenciar a relevância das produções acadêmicas de Stephen Ball junto aos pesquisadores e estudos brasileiros.

Docente

Debora Cristina Jeffrey
Professora livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (Depase) da Faculdade de Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (Gepale). Vice-presidente da região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). Graduação em Pedagogia pela Unicamp (1999), mestrado em Educação pela Unicamp (2001), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (2006) e livre-docência na área de Política Educacional pela Unicamp (2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, análise de políticas e programas educacionais, avaliação de sistemas educativos, gestão educacional, africanidades. Leciona disciplinas na área de política educacional em cursos de licenciatura e pós-graduação.

Programa

  • As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro.
  • A influência da sociologia da educação no pensamento de Stephen Ball.
  • Os conceitos norteadores na obra de Stephen Ball – ciclo de políticas, performatividade, convergência de política, rede política e teoria da atuação (enactment) – elementos para o desenvolvimento de pesquisa e análise.

Público-alvo

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação da área de Educação e demais interessados na temática.

Outras informações

As referências bibliográficas serão encaminhadas, por e-mail, com uma semana de antecedência do início do curso, exclusivamente aos inscritos.

Inscrições Abertas

 

Data:

04/04/20, 18/04/2020

Hora:

Das 09h às 17h

Valor da Inscrição:

De 04/03 até 24/03: R$ 125,00
De 25/03 até 31/03: R$ 150,00
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
CURSO PRESENCIAL
O sistema de inscrição estará disponível 30 dias antes do início do curso

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Não há vagas de estacionamento

FCC
Skip to content