1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Análise Qualitativa com auxílio do software Nvivo11, módulos I e II

Análise Qualitativa com auxílio do software Nvivo11, módulos I e II

Objetivo(s):

Situar o pesquisador sobre as vantagens e os limites do uso do NVivo11 para desenvolvimento de pesquisas com diferentes abordagens qualitativas e mistas. Desenvolver atividade prática com emprego do NVivo11 a partir de banco de dados estruturado, documentos, artigos em pdf e mídias sociais para a produção de dados. Confeccionar arquivo do NVIVO11 com dados para processamento e análise no Módulo II do curso. Relacionar e agregar resultados do NVivo11 com análises complementares processadas por outros softwares. Desenvolver atividade prática de exploração e análise de dados com o emprego do NVivo11 a partir de banco dos dados produzidos no MODULO I.

Docente

VICENTE SARUBBI JR. Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Mestre em Ciências pela FSP-USP. Graduado em Psicologia pela Universidade Católica “Dom Bosco” (UCDB). Realiza estudos e pesquisas sobre diferentes abordagens qualitativas para realização de pesquisas com uso de instrumentos tecnológicos para auxílio em análises de estudos qualitativos e mistos (mixed studies).

Programa

Análise de conteúdo temático-categorial. Construção de banco de dados para cruzamento de temáticas com os atributos dos sujeitos. Possibilidades e limites do NVivo11 em pesquisas com abordagens qualitativas e mistas. Inserção de material teórico para revisão de literatura pelo software. Inserção de páginas da web, de páginas do Facebook e vídeos do Youtube para análise de conteúdo de mídias e redes sociais. Ferramentas para input e análise de dados: fontes; codificação de texto, imagem e áudio; nós temáticos; análise textual e lexical; memos (notas anexadas) e mapas.
Revisão e análise de dados. Classificação de casos, construção e consulta de matrizes: cruzamento de dados sociodemográficos e de temáticas. Árvore e nuvem de palavras, gráficos, mapas e cluster multinível. Resultados do NVivo11 e processamento por outros softwares: produção de relatórios. Desenvolvimento de atividades práticas.

Público-alvo

Especialistas em educação, professores, pesquisadores em educação e áreas correlatas e pós-graduandos.

Outras informações

Baixar e instalar o software NVivo11, versão trial em PT (português), VERSÃO PRO, disponível em: https://www.qsrinternational.com/nvivo-portuguese. O usuário terá 14 dias para teste. Referenciais e tutoriais serão disponibilizados aos participantes por pendrive.

Inscrições Abertas

 

Data:

05/12/17, 06/12/2017

Hora:

das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 24/11/17: R$100,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030

FCC
Skip to content