1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Avaliação de Aprendizagem

Avaliação de Aprendizagem

Objetivo(s):

Geral: Aperfeiçoar as práticas de avaliação da aprendizagem entre educadores – professores e equipe gestora – que atuam nos ensinos fundamental e médio, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Específicos: Compreender a avaliação como campo de reconstrução e de investigação de práticas docentes e discentes. Atualizar os participantes quanto às diferentes abordagens da avaliação educacional, discutindo conceitos e processos envolvidos. Ampliar o domínio de concepções e processos avaliativos, abrangendo habilidades cognitivas, matrizes e indicadores de desempenho. Desenvolver competências para a elaboração de diferentes instrumentos e práticas de avaliação, destinados a etapas diversificadas do trabalho pedagógico, com ênfase no planejamento, estabelecimento de critérios e foco nos aspectos de fidedignidade e validade. Utilizar os resultados das avaliações para o processo de tomada de decisão, visando ao aperfeiçoamento da atuação pedagógica, tanto no âmbito institucional da escola como com os alunos e suas turmas.

Docente

Equipe de pesquisadores do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas – DPE/FCC e especialistas convidados.

Programa

O curso pretende aperfeiçoar as práticas de avaliação de aprendizagem e instrumentalizar educadores que atuam nos ensinos fundamental e médio. Discute o papel da avaliação no cenário educacional, suas diferentes concepções e modalidades, seus processos e técnicas, bem como os indicadores de desempenho escolar. De forma dinâmica, articulando teoria e prática, o curso almeja desenvolver competências para planejamento e desenvolvimento de práticas avaliativas em sala de aula que permitam obter informações relevantes sobre a aprendizagem dos alunos para incremento da qualidade da prática pedagógica.

Público-alvo

Professores e equipes gestoras (diretores e coordenadores pedagógicos) de escolas de educação básica, especificamente daquelas que mantêm os ensinos fundamental e médio; técnicos de secretarias de educação e profissionais de Organizações Não Governamentais - ONGs envolvidos com a temática.

Outras informações

Duração: 8 meses – de maio a dezembro de 2017. 180h, sendo 65% da carga horária presencial e 35% a distância. As atividades presenciais serão quinzenais, aos sábados, das 9h às 17h30 horas, com intervalo de 1h para almoço. Exigência para Certificação: 75% de presença nas atividades presenciais, participação nas atividades on-line e apresentação do trabalho final.

Inscrições Abertas

 

Data:

20/05/17, 09/12/2017

Hora:

Duração: 8 meses - de maio a dezembro de 2017. 180h, sendo 65% da carga horária presencial e 35% a distância. As atividades presenciais serão quinzenais, aos sábados, das 9h às 17h30 horas, com intervalo de 1h para almoço. Exigência para Certificação: 75% de presença nas atividades presenciais, participação nas atividades on-line e apresentação do trabalho final.

Valor da Inscrição:

R$550,00, em até 5 parcelas. Para pagamentos à vista, até o dia 02/05/2017, o valor, com desconto, será de R$500,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030

FCC
Skip to content