1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Disciplina e indisciplina na sala de aula: suportes teóricos e práticos

Disciplina e indisciplina na sala de aula: suportes teóricos e práticos

Objetivo(s):

  • Oferecer suportes teóricos e práticos que possam contribuir para melhoria contínua do ambiente de aprendizagem, aprimoramento das estratégias de gestão da sala de aula, prevenção de episódios de indisciplina e construção de um bom clima disciplinar em sala de aula.
  • Analisar disciplina escolar como fim e meio educativo.
  • Relacionar disciplina e desempenho escolar e indisciplina e socialização dos estudantes.
  • Discutir: a problemática da indisciplina em sala de aula; os conceitos de indisciplina, violência escolar e bullying e suas implicações para o quotidiano das escolas; o caráter multifatorial da indisciplina (sociais, pedagógicos, familiares, etc.); as evidências da literatura acadêmica, práticas docentes que favorecem a construção da disciplina em sala de aula.

Docente

Luciano Campos da Silva
Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG). Doutor em Educação pela UFMG com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Desenvolveu tese de doutoramento sobre a temática da indisciplina na sala de aula. Professor Associado do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufop e membro do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (Nesfe). Foi Coordenador do Curso de Pedagogia da Ufop, Coordenador Institucional do Pibid-Ufop e Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Ufop. Atualmente é Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Ufop. Tem pesquisas, orientações e publicações nos seguintes temas: disciplina e indisciplina na escola; relação família-escola; gênero e indisciplina; cyberbullying, violência escolar. Tem experiência na educação básica, com 12 anos de atuação como docente e pedagogo em escolas públicas nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Programa

  • A problemática atual da disciplina e da indisciplina na sala de aula.
  • Suportes teóricos e práticos fundamentados em estudos empíricos nacionais e internacionais sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina escolar.
  • Atuação do professor em sala de aula e o modo como a sua prática pedagógica constitui elemento importante para a prevenção da indisciplina e para a melhoria contínua do ambiente de aprendizagem em sala de aula.
  • Estudos de situações reais de sala de aula, características e práticas dos docentes associadas a melhoria da disciplina em sala de aula em três aspectos: pedagógico, relação com os alunos e exercício da autoridade em sala de aula.

Público-alvo

Professores, coordenadores, diretores de escola, estudantes de licenciatura, gestores da educação, estudantes de pós-graduação e demais interessados.

Outras informações

As referências bibliográficas serão encaminhadas, por e-mail, com uma semana de antecedência do início do curso, exclusivamente aos inscritos.

Inscrições Abertas

 

Data:

07/03/20, 

Hora:

Das 9h às 17h

Valor da Inscrição:

De 07/02  até 25/02: R$125,00
De 26/02 até 03/03: R$150,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.
CURSO PRESENCIAL
O sistema de inscrição estará disponível 30 dias antes do início do curso

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030
Não há vagas de estacionamento

FCC
Skip to content