1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Métodos Quantitativos de Pesquisa Educacional – I

Métodos Quantitativos de Pesquisa Educacional – I

Objetivo(s):

Apresentar e desenvolver alguns conceitos básicos de métodos estatísticos aplicados a estudos de natureza social e educacional. O domínio desses métodos, por sua vez, é altamente relevante para o desenvolvimento profissional de pesquisadores e gestores educacionais, visto que a manipulação e a compreensão de dados quantitativos costumam ser ferramentas fundamentais para o desenvolvimento acadêmico de investigadores e para o aperfeiçoamento dos processos decisórios em organizações educacionais.

Docente

DALTON FRANCISO DE ANDRADE – Doutor em Biostatistics pela University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos. Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Matemática pela USP. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação em programas de pós-graduação dos Departamentos de Engenharia de Produção (PPGEP) e de Informática e Estatística (PPGMGA). Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas “Anísio Teixeira” (Inep).

LUIS ANTONIO PONTES FAJARDO – Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciado em Física pela UFJF. Especialista em Métodos Quantitativos de Pesquisa Social pelo InterUniversity Consortium for Social and Political Research (ICPSR) e pelo Institute for Social Research (ISR), Universidade de Michigan, Ann Arbor, Estados Unidos. Analista de Avaliação Sênior do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da UFJF. Professor Adjunto da disciplina de Avaliação e Indicadores Educacionais no Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF

Programa

Exame das distribuições: variáveis, gráficos e principais medidas de estatística descritiva. Exame das relações: associações entre duas variáveis, correlação e regressão de mínimos quadrados. Inferência estatística: estimativas e testes de significância. Análise de variância de um fator. Introdução aos modelos hierárquicos e multiníveis: definições e notações básicas. Modelos de regressão com independência nos erros. O Modelo Linear Hierárquico nulo de dois níveis – decomposição da variabilidade. O Modelo Linear Hierárquico de dois níveis com variáveis do nível 1. O Modelo Linear Hierárquico de dois níveis com variáveis dos níveis 1 e 2. A Escolha da Locação dos Preditores. Análise de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Modelo de três níveis. Análise de dados longitudinais. Modelos para resposta categorizada.

Público-alvo

Pesquisadores em educação; professores universitários e alunos de pós-graduação. Requisito - O curso não exige pré-requisitos, exceto conhecimentos básicos de matemática. Serão utilizados os programas Excel e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Pede-se ao participante trazer seu notebook com o Excel e a versão demo do SPSS instalados.

Inscrições Abertas

 

Data:

07/08/17, 11/08/2017

Hora:

das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 02/08/17: R$200,00.
De 06 a 05/08/2017: R$125,00
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030

FCC
Skip to content