1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Curso: Software CHIC – Processamento, Análise e Apresentação dos Dados

Curso: Software CHIC – Processamento, Análise e Apresentação dos Dados

Objetivo(s):

  • Situar o pesquisador sobre as vantagens e limites do uso da análise de cluster e implicativa processadas pelo software
  • Explorar a teoria dos clusters e também da análise de implicação.
  • Explorar, analisar e discutir quali-quantitativamente os resultados gerados pelas análises.

Docente

VICENTE SARUBBI JR. – Doutor e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), São Paulo (SP). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande (MS). Professor do programa de Psicologia Educacional no Centro Universitário FIEO, São Paulo (SP). Estuda diferentes abordagens qualitativas para realização de pesquisas e uso de instrumentos tecnológicos para auxílio em análises de estudos qualitativos e mistos (mixed studies).

CILEDA DE QUEIROZ E SILVA COUTINHO – Doutora em Didática da Matemática pela Université Joseph Fourier, Grenoble I, França. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciatura Plena e Bacharelado em Matemática pela PUC-SP. Professora assistente doutor no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática (PUC-SP). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação estatística e financeira, formação de professores e livro didático. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática (PEAMAT), na PUC-SP, onde desenvolve projeto de pesquisa em parceria com o Grupo de Investigación en Didácticas de la Matemática (DIMAT), da PUC-Peru.

Programa

O software CHIC trabalha com análises de Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva, o que permite processar análises quantitativas a partir de variáveis qualitativas, em planilhas (Excel/offices de uso livre), constituindo um bom complemento para dados obtidos a partir de softwares como o NVIVO e o EVOC. Serão abordadas as exigências e o número mínimo de sujeitos de pesquisa (satisfatórias para pesquisas de natureza qualitativa), seus atributos (variáveis de análise) e a confecção de banco de dados. Será ensinado como operar o software, passo a passo, e como analisar, discutir e apresentar os dados por meio de análises de similaridade (se A ocorre, provavelmente B também ocorre) e coesitiva (se A ocorre, então provavelmente B ocorre) em dissertações, teses e artigos científicos.

Público-alvo

Educadores em geral; pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na utilização de recursos informatizados para auxílio em estudos e pesquisas. Nota: Durante o curso, será compartilhada pasta contendo tutoriais, artigos e um pequeno manual.

Inscrições Abertas

 

Data:

14/06/18, 15/06/2018

Hora:

Das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Para pagamentos até 11/06/2018: R$125,00.

De 11 e 13/06/2018: R$150,00.

 

Vagas limitadas. Sua participação será confirmada após confirmação do pagamento.

Realização sujeita a número mínimo de inscritos.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030

FCC
Skip to content