1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Curso: Tratamento de dados educacionais com Modelagem Hierárquica

Curso: Tratamento de dados educacionais com Modelagem Hierárquica

Objetivo(s):

  • Identificar dados educacionais estruturados hierarquicamente.
  • Construir modelos que levam em conta a estrutura hierárquica.
  • Interpretar resultados de uma análise com modelos hierárquicos.
  • Operar softwares para construir modelos hierárquicos.

Docente

Pedro Alberto Barbetta: Graduado em Estatística pela ENCE (1980), mestre em Estatística IMPA (1984) e doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (1998). Atualmente é professor titular da UFSC, atuando no Mestrado Profissional de Métodos e Gestão em Avaliação e no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Pesquisador-bolsista da Vunesp e membro do Comissão de Estatística e Psicometria do Inep/MEC. Autor dos livros Estatística Aplicada em Ciências Sociais (Editora da UFSC) e Estatística para Cursos de Engenharias e Informática (Editora Atlas).

Programa

Introdução aos modelos hierárquicos lineares: a estrutura de dados hierárquicos; o modelo hierárquico nulo; decomposição da variabilidade e o coeficiente de correlação intraclasse; variáveis independentes nos níveis da modelagem hierárquica; interpretação dos coeficientes do modelo; pacotes computacionais; exemplos de aplicações na área educacional.

Modelos hierárquicos: complementos: análise de dados em painel (dados longitudinais); variável dependente binária (modelos hierárquicos não lineares); exemplos de aplicações na área educacional.

Público-alvo

Profissionais da área da educação e das ciências sociais

Outras informações

Coordenador: Dalton Francisco de Andrade. Tem Licenciatura em Matemática (1973) e Mestrado em Estatística (1977) pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD em Biostatistics pela University of North Carolina at Chapel Hill, USA (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação nos programas de pós-graduação PPGEP e PPGMGA, pesquisador associado da Fundação Vunesp e consultor do Inep/MEC. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da resposta ao item, avaliação educacional, modelos de variável latente, dados longitudinais e modelos hierárquicos/multiníveis lineares e não lineares.

 

As referências bibliográficas serão encaminhadas, por e-mail, exclusivamente aos inscritos.

Inscrições Abertas

 

Data:

22/07/19, 23/07/2019 24/07/2019 25/07/2019

Hora:

Das 09h às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 10/07/2019: R$212,00.
De 11 a 19/07/2019: R$250,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP
CEP: 05516-030

Não há vagas de estacionamento

FCC
Skip to content