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Cartaz com os dizeres: Cadernos de Pesquisa em Pauta. Emilia Ferreiro (1937-2023). A imagem tem fundo cinza claro e texto na cor cinza escuro. O laço de luto, na cor cinza escuro, aparece à direita. Na parte inferior da imagem, há uma barra branca com a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Cadernos de Pesquisa expressa seu profundo pesar pela morte de Emilia Ferreiro, educadora argentina que revolucionou o conceito de alfabetização. Convidamos nossos leitores para revisitar seus textos publicados pela Revista: Ferreiro, E. (1985). A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, (52), 7–17. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357 Ferreiro, E. (2013). Luria e

Cartaz com fundo cinza e faixa lateral com formas geométricas em cinza, vermelho e branco. Sobre o fundo, há a frase: Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - O diagnóstico do clima e da convivência na escola: elementos para uma liderança colaborativa e democrática. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior, ao lado do termo @fundacaocarloschagas.

A avaliação no contexto escolar vai muito além de verificar o conhecimento dos estudantes nas diferentes disciplinas curriculares. Dentro e fora da sala de aula, aspectos essenciais que devem ser levados em consideração são o clima e a convivência, que se relacionam diretamente ao pensar sobre a escola que se deseja e sobre a formação

Composição de fundo bege, com traços curvos, paralelos e pretos nos cantos superior direito e inferior esquerdo. Ao centro, o texto “Avaliação da educação no Ceará: além do desempenho dos alunos” está localizado à direita, e o contorno preto do mapa do estado do Ceará aparece à esquerda. Na parte de cima da imagem, à esquerda, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

O artigo de Sandra Zákia descreve e analisa três iniciativas de avaliação implementadas pela Secretaria de Educação (Seduc) do estado do Ceará no período de 1985 a 2007, que abordam aspectos relacionados à avaliação de formação de professoes, à avaliação de políticas educacionais e à avaliação institucional das escolas. A pesquisa é de natureza documental

Cartaz com fundo cinza e faixa lateral com formas geométricas em cinza, vermelho e branco. Sobre o fundo, há a frase: Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - Avaliar programas educacionais: da implementação de políticas públicas aos seus processos e resultados. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior, ao lado do termo @fundacaocarloschagas.

O desempenho de estudantes nas provas é um tema recorrente no debate público sobre avaliações. Mas um bom desempenho estudantil depende de múltiplos fatores, entre eles a formação docente e os modos de implementação das políticas públicas educacionais nas escolas. A Fundação Carlos Chagas (FCC), por meio de seu grupo de pesquisa em Avaliação Educacional,

Cartaz com fundo cinza e faixa lateral com formas geométricas em cinza, vermelho e branco. Sobre o fundo, há a frase: Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - Avaliar a avaliação: o caso da Prova São Paulo. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior, ao lado do termo @fundacaocarloschagas.

Quando se fala em avaliação educacional é comum pensar nos formatos de avaliação aplicados em sala de aula, na avaliação de professores e até mesmo nas grandes avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas

Imagem de fundo cinza claro. Há também lâmpadas desenhadas nas cores laranja e amarela. As lâmpadas estão ligadas a uma linha preta. Na parte central direita há o título "O desafio docente para ensinar: O reconhecimento da alteridade nos processos pedagógicos". Ao lado inferior direito, há o logo da Fundação Carlos Chagas.

Em nossa trajetória escolar, salvo em algumas raras situações, ora mais, ora menos, sentimo-nos “lerdos”. Compartilhamos a impressão de que nossos(as) colegas aprendiam fácil e rapidamente. Talvez fosse esse sentimento de lerdeza que nos motivava a seguir estudando. Curiosamente, alguns professores diziam sermos alunos inteligentes. A nosso ver (retrospectivo), não éramos nós os inteligentes, mas

Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - Avaliar para melhorar a educação: das políticas públicas ao clima nas escolas. Logo da Fundação Carlos Chagas. Ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube @fundacaocarloschagas

Uma educação de qualidade para ser alcançada encontra na avaliação uma ferramenta indispensável. Embora seja relativamente simples associar essa afirmação ao processo de avaliar a aprendizagem dos estudantes na sala de aula, a avaliação no campo educacional vai muito além da análise do desempenho de professores e alunos. Avaliar, na área da educação, engloba também

Composição em que mais ao centro da imagem, encontra-se o título do release “Assistência estudantil favorece aumento de 21% no desempenho acadêmico de universitários”, em letras brancas em uma caixa de texto na cor vermelha. Ao fundo imagem em que hHá duas pilhas de livros com capas de diversas cores, dispostas em uma superfície que parece ser a de uma mesa de madeira. Uma pilha está mais ao centro dessa superfície, e acima dela há um capelo, a outra está mais ao fundo. Atrás dos livros, há um fundo verde, que parece ser uma lousa. Na parte de cima da imagem, à esquerda, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em uma caixa de texto na cor vermelha, e ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em uma caixa de texto na cor branca.

Políticas de permanência e apoio estudantil nas universidades são capazes de afetar o rendimento médio curricular dos estudantes beneficiados e fortalecer o melhor aproveitamento no ensino superior do país. Para contribuir com a análise e avaliação de um importante programa de apoio estudantil no ensino superior do Brasil – o Programa Nacional de Assistência Estudantil

O artigo Novas territorialidades em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão (Efac), no Amapá apresenta parte dos resultados de um conjunto de ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Desenvolvimento Territorial Sustentável (Nutex), da Universidade do Estado do Amapá, e voltado para as comunidades locais tradicionais. Especialmente no texto, estudou-se

Cartaz com números dispostos em um fundo retangular verde. Na parte de cima do retângulo, à esquerda, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. Abaixo deles, mais ao centro do retângulo, encontra-se o título “Saeb se baseia em visão mais restrita do letramento matemático no 2º ano do ensino fundamental”, em letras brancas em um fundo vermelho.

O alinhamento entre os vários componentes das avaliações em larga escala é uma das questões de validade que mais preocupam os gestores educacionais, de modo que as avaliações sejam informações úteis para orientar as intervenções pedagógicas. Em um momento importante de reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o artigo Letramento em matemática