Cadernos de Pesquisa expressa seu profundo pesar pela morte de Emilia Ferreiro, educadora argentina que revolucionou o conceito de alfabetização. Convidamos nossos leitores para revisitar seus textos publicados pela Revista: Ferreiro, E. (1985). A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, (52), 7–17. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357 Ferreiro, E. (2013). Luria e
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A avaliação no contexto escolar vai muito além de verificar o conhecimento dos estudantes nas diferentes disciplinas curriculares. Dentro e fora da sala de aula, aspectos essenciais que devem ser levados em consideração são o clima e a convivência, que se relacionam diretamente ao pensar sobre a escola que se deseja e sobre a formação
O artigo de Sandra Zákia descreve e analisa três iniciativas de avaliação implementadas pela Secretaria de Educação (Seduc) do estado do Ceará no período de 1985 a 2007, que abordam aspectos relacionados à avaliação de formação de professoes, à avaliação de políticas educacionais e à avaliação institucional das escolas. A pesquisa é de natureza documental
O desempenho de estudantes nas provas é um tema recorrente no debate público sobre avaliações. Mas um bom desempenho estudantil depende de múltiplos fatores, entre eles a formação docente e os modos de implementação das políticas públicas educacionais nas escolas. A Fundação Carlos Chagas (FCC), por meio de seu grupo de pesquisa em Avaliação Educacional,
Quando se fala em avaliação educacional é comum pensar nos formatos de avaliação aplicados em sala de aula, na avaliação de professores e até mesmo nas grandes avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas
Em nossa trajetória escolar, salvo em algumas raras situações, ora mais, ora menos, sentimo-nos “lerdos”. Compartilhamos a impressão de que nossos(as) colegas aprendiam fácil e rapidamente. Talvez fosse esse sentimento de lerdeza que nos motivava a seguir estudando. Curiosamente, alguns professores diziam sermos alunos inteligentes. A nosso ver (retrospectivo), não éramos nós os inteligentes, mas
Uma educação de qualidade para ser alcançada encontra na avaliação uma ferramenta indispensável. Embora seja relativamente simples associar essa afirmação ao processo de avaliar a aprendizagem dos estudantes na sala de aula, a avaliação no campo educacional vai muito além da análise do desempenho de professores e alunos. Avaliar, na área da educação, engloba também
Políticas de permanência e apoio estudantil nas universidades são capazes de afetar o rendimento médio curricular dos estudantes beneficiados e fortalecer o melhor aproveitamento no ensino superior do país. Para contribuir com a análise e avaliação de um importante programa de apoio estudantil no ensino superior do Brasil – o Programa Nacional de Assistência Estudantil
O artigo Novas territorialidades em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão (Efac), no Amapá apresenta parte dos resultados de um conjunto de ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Desenvolvimento Territorial Sustentável (Nutex), da Universidade do Estado do Amapá, e voltado para as comunidades locais tradicionais. Especialmente no texto, estudou-se
O alinhamento entre os vários componentes das avaliações em larga escala é uma das questões de validade que mais preocupam os gestores educacionais, de modo que as avaliações sejam informações úteis para orientar as intervenções pedagógicas. Em um momento importante de reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o artigo Letramento em matemática