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Cartaz com os dizeres: EAE em Pauta. Quais itens de múltipla escolha funcionam melhor: uma análise do Enade 2016. Fundação Carlos Chagas. Na imagem, um lápis vermelho está pousado sobre uma folha de resposta de prova de múltipla escolha.

Uma indagação que sempre se coloca na elaboração de um teste de proficiência é a escolha do melhor tipo de questão e do processo cognitivo mais adequado para se aferir uma habilidade ou competência. Nem sempre quem elabora as questões leva esses pontos em consideração, mas se adequa ao conforto de fórmulas mais imediatas. Cada

Imagem com o logo CP em pauta. No centro há o logo da Pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia. Abaixo há o título Inclusão escolar: a pandemia evidencia os antigos desafios da educação especial. Na parte inferior central há os logos da UFABC, Fundação Carlos Chagas, FEUSP e UFES.

No artigo Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental, as autoras e o autor  nos apresentam os resultados da pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia, realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade de

Composição com ilustração de contorno de duas pessoas que aparecem contra um fundo amarelado. Texto: CP Em Pauta Raça Negra e Educação. Logo da Fundação Carlos Chagas

Em 36 anos, o que mudou na realidade da educação brasileira considerando as desigualdades educacionais relacionadas à presença de negros nos espaços escolares? Tivemos algumas mudanças, como ampliação e quase universalização da educação básica, em especial para os anos iniciais do ensino fundamental; melhora nos indicadores de distorção idade-série; monitoramento do desempenho escolar a partir

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Lugares da negritude e práticas político-pedagógicas de coletivos negros na universidade. Menção honrosa na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

O incômodo com as profundas desigualdades na área da saúde enfrentadas no Brasil, especialmente pelas populações negras e indígenas, levou a professora e nutricionista Tamiris Pereira Rizzo a desenvolver seu doutorado em Educação em Ciências e Saúde, no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Uso de jogos de linguagem como forma de resistência no Rio Xingu. Melhor tese na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

A sensibilidade em perceber o quanto o modo de vida dos povos ribeirinhos do Rio Xingu, no oeste do Estado do Pará, foi afetado pela implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM) levou o pesquisador Marcos Formigosa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a desenvolver seu doutorado intitulado As Etnomatemáticas dos alunos ribeirinhos do

CP em Pauta. Texto Magda Becker Soares. Logo da Fundação Carlos Chagas

Cadernos de Pesquisa lamenta profundamente a perda de Magda Becker Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais. A sua expoente contribuição permanece fundamental para os estudos em alfabetização. Convidamos nossos leitores a revisitar dois de seus textos publicados pela Revista. Leia SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Dinâmicas psicossociais na América Latina: movimento e diversidade. A imagem tem fundo cinza. Nas laterais, há pequenos círculos conectados por linhas. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

A riqueza étnica, cultural, econômica e política da América Latina se reflete em uma composição social com dinâmicas muito variadas entre os países e até mesmo dentro de cada um deles. O grupo de pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Educação, da Fundação Carlos Chagas (FCC), faz parte de uma rede que busca construir conhecimentos sobre

CP em Pauta - Determinantes de gênero na indisciplina na sala de aula. Logo da Fundação Carlos Chagas

O artigo Indisciplina na sala de aula e suas nuances de gênero  resulta de uma pesquisa etnográfica que analisa as interfaces de gênero na indisciplina de alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Constatou-se que, embora os comportamentos disruptivos sejam protagonizados mais frequentemente e com mais veemência pelos meninos, as meninas também transgridem

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Escolas sustentáveis e o pensamento freireano. Antonia Adriana Arrais. Menção honrosa na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

Observar as práticas de educação ambiental e sustentabilidade nas escolas, com uma análise fundamentada no pensamento freireano. Esse foi o objetivo do estudo pela professora doutora Antonia Adriana Mota Arrais, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade de Brasília (UnB). Com a tese Escolas Sustentáveis: uma análise de experiências a partir do

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Olhares sobre a educação: da sala de aula à relação com as famílias. A imagem tem fundo cinza, com pequenos círculos conectados por linhas nas laterais. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Entender a complexidade da sala de aula e das escolas requer análises que considerem a perspectiva de diferentes atores do processo educacional: professores, estudantes, gestores e familiares. Na pesquisa em representações sociais e educação, reunir as peças desse grande quebra-cabeça é um trabalho coletivo, que inclui diversidade de perguntas de investigação e de abordagens metodológicas.