1. Início
  2. |
  3. Fcc eventos
  4. |
  5. Filmes e Culturas: Compreensões de Práticas Pedagógicas de Educação Infantil

Filmes e Culturas: Compreensões de Práticas Pedagógicas de Educação Infantil

  Objetivos:

Apresentar resultados preliminares de uma pesquisa sobre compreensões da prática pedagógica em educação infantil a partir de grupos focais que discutem sobre filmes referentes ao cotidiano de duas instituições de educação infantil do Brasil e da Dinamarca.

Apresentar informações sobre a formação do pedagogo que atua em instituições de educação infantil na Dinamarca.

  • ORGANIZAÇÃO

MARIA MALTA CAMPOS – Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas (FCC) e Presidente da Ação Educativa.

  • PALESTRANTES

JYTTE JUUL JENSEN – Mestre em Ciências  em Ciências Políticas e História das Ideias pela Universidade de Aarhus, Dinamarca. Professora associada e pesquisadora sênior aposentada do Colégio Universitário VIA – VIA University College, Aarhus, Dinamarca. Participou de inúmeros trabalhos internacionais por 25 anos, sendo a especialista dinamarquesa do Childcare Network European Commission (1986-1996), e da revisão da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre Early Childhood Education and Care (ECEC). De 2008 a 2010, realizou pesquisa sobre: “Compreensões dos pedagogos dinamarqueses sobre a prática pedagógica de educação infantil dinamarquesa” a partir de filmes sobre práticas na Hungria, Inglaterra e Dinamarca..

LENIRA HADDAD  –  Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade de Aix-Marseille, França. Professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed/FCC). Especialista em educação infantil, com estudos e pesquisas sobre currículo/prática pedagógica, representações sociais, formação, políticas integradas de cuidado e educação infantil, pesquisa com crianças e cultura de pares.

9h – Café de boas-vindas
 
9h30 – Apresentação da pesquisa “Compreensões da prática pedagógica de educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação” – desenvolvida na UFAL, com financiamento do CNPq e FAPEAL e consultoria de Jytte Juul Jensen O método Sophos – Second Order Phenomenological Observation Scheme
Jytte Juul Jensen

10h – A realização da pesquisa no Brasil
Lenira Haddad

10h30 – Filme Um dia em uma instituição dinamarquesa de educação infantil de idades integradas

11h – Intervalo
 
11h30  – Debate sobre o filme com mediação de Jytte Juul Jensen e Lenira Haddad
14h30 – Resultados preliminares da pesquisa no Brasil
Lenira Haddad

15h – A formação do pedagogo na Dinamarca
Jytte Juul Jensen

16h – Intervalo
 
16h30 – Debate

Educadores em geral; gestores educacionais; pesquisadores e especialistas em educação e áreas correlatas; estudantes de graduação e de programas de pós-graduação.x’

 

Data:

22/11/2017

 

Hora:

das 09h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas - Auditório Prof. Dr. Angelo Barone Netto

Av. Prof. Francisco Morato, 1565 – 3º andar – Jd. Guedala, São Paulo – SP, CEP: 05513-900.

 

Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.

Inscrições encerradas.

 

FCC
Skip to content