1. Início
  2. |
  3. Fcc eventos
  4. |
  5. Mesa-Redonda: Avanços e Desafios na Elaboração de Indicadores Educacionais

Mesa-Redonda: Avanços e Desafios na Elaboração de Indicadores Educacionais

  Objetivos:

MESA-REDONDA: AVANÇOS E DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE INDICADORES EDUCACIONAIS

PAULO DE MARTINO JANNUZZI – Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Secretário de Avaliação e Gestão de Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (de 2011 a 2016).

JOSÉ FRANCISCO SOARES – Professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) (de 2014 a 2016). Membro do Conselho Técnico do Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación (INEE) do México.

TUFI MACHADO SOARES – Professor Associado do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e Coordenador da Unidade de Pesquisa Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
MARA REGINA LEMES DE SORDI – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp). Pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos da Unicamp e ex-assessora da Coordenadoria de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas.

ADILSON DALBEN – Professor e coordenador de curso de graduação e de pós-graduação da Faculdade SESI de São Paulo. Pesquisador colaborador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Moderação: ADRIANA BAUER
– Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

8h30: Café de boas-vindas

9h: Abertura

9h15: Exposições

12h30: Intervalo para almoço

14h: Debates

Pesquisadores, especialistas e gestores em educação; estudantes de programas de pós-graduação e demais interessados.

Conteúdo relacionado:

A revista Estudos em Avaliação Educacional – EAE, em seu número 66, se propõe a contribuir para a discussão sobre os indicadores educacionais em diversos aspectos e diferentes pontos de vista, considerando os avanços já alcançados e os desafios atuais referentes ao seu desenvolvimento e utilização, no Brasil. A edição temática se encontra disponível em publicações. Autores dessa edição farão exposições sobre o tema pela manhã e, no período da tarde, discutirão o tema com debatedores e público presentes.

Apresentações (ppt)

Avaliação e indicadores educacionais
Reynaldo Fernandes

Indicadores educacionais
José Francisco Soares

A multidimensionalidade do fenômeno educacional e as sutilezas perversas da avaliação em larga escala
Mara Regina Lemes De Sordi

Desafio ۷político-institucionais teórico-metodológicos para a produção de indicadores de monitoramento de políticas sociais
Paulo Jannuzzi

As metas do Ideb para as escolas brasileiras
Tufi Machado Soares

Avaliação em larga escala multidimensional
Adilson Dalben

 

 

 

Data:

03/03/2017

 

Hora:

das 08h30 às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas - Auditório Prof. Dr. Angelo Barone Netto

Av. Prof. Francisco Morato, 1565 – 3º andar – Jd. Guedala, São Paulo – SP, CEP: 05513-900.

 

Pagamentos até 24/11/17: R$100,00.
De 25 a 27/11/2017: R$125,00.
Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

FCC
Skip to content