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Mesa-Redonda – Educação e Saúde: Narrativas, Emoções e Aprendizagens

  Objetivos:

ORGANIZAÇÃO

LÚCIA VILLAS BÔAS – Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC). Coordenadora do CIERS-ed/FCC e Coordenadora da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici.

NIKOS KALAMPALIKIS – Professor do Departamento de Psicologia Social da Universidade de Lyon, França. Coordenador da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici.

MESA REDONDA

MARIA DA CONCEIÇÃO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI – Pesquisadora de produtividade CNPq-Pq2. Doutora em Linguística pela Universidade de Montpellier 3, França. Pós-doutorado em Fundamentos da Educação pela Universidade de Nantes, Universidade de Paris 13, Sorbonne Paris Cité, França, e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Pesquisadora associada do Laboratoire EXPERICE, Universidade de Paris 13, Paris 8 e do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação da Fundação Carlos Chagas (CIERS-Ed). Editora de seção da Revista Brasileira de Educação (RBE-ANPEd). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Auto.Biografias, Representações e Subjetividades (GRIFARS-UFRN-CNPq).

TANGUY LEROY – Doutor em Psicologia Social pela Universidade de Lille, França. Pós-doutorado em Psicologia Social da Saúde pelo Laboratoire de Santé Publique, Universidade Aix-Marseille, França. Pós-doutorado em Psicologia Social da Saúde pelo Cancéropôle Nord-Ouest, Universidade de Lille, França. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Lyon 2, França. Suas pesquisas centram sobre a validade de modelos teóricos referentes aos processos individuais e interpessoais de ajuste em situações críticas de saúde.

(CON)VIVER COM DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA: NARRATIVAS DO ADOECIMENTO, CUIDADO DE SI E DO OUTRO – Narrativas autobiográficas como método de pesquisa e dispositivo de percepção de si e do outro. A pesquisa (auto)biográfica com crianças hospitalizadas. Classes hospitalares e formação docente no “chão do hospital”. Aprender com o adoecimento. Agência da criança hospitalizada para tratamento de doenças crônicas.

REGULAÇÂO EMOCIONAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
– A partir de um modelo de pesquisa baseado na abordagem psicossocial da regulação emocional, será discutido como os determinantes socioafetivos do comportamento podem melhorar a eficácia dos dispositivos de educação para a promoção da saúde. Será destacada a importância desses determinantes na prevenção de riscos para a saúde, bem como para o estudo das experiências de pacientes e de suas famílias confrontadas com doenças ou incapacidades crônicas.

Educadores em geral; gestores educacionais; pesquisadores e especialistas em educação, saúde e áreas correlatas; estudantes de graduação e de programas de pós-graduação.

 

Data:

Hora:

das 09h às 12h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas - Auditório Prof. Dr. Angelo Barone Netto

Av. Prof. Francisco Morato, 1565 – 3º andar – Jd. Guedala, São Paulo – SP, CEP: 05513-900.

 

Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.
Inscrições encerradas.