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Mesa-redonda: “Historiografia da Educação – infância e instituições”

  Objetivos:

Discutir, a partir da perspectiva historiográfica, os resultados das pesquisas:

Jardins da Infância em Manaus (1897-1933)
Profa. Dra. Pérsida da Silva Ribeiro Miki
No estudo da história da educação infantil em Manaus estão presentes elementos da cultura, economia e política. As iniciativas propostas na capital amazonense, entre 1897 e 1933, refletem as concepções e políticas direcionadas à criança por meio de instituições públicas denominadas de jardins de infância, cursos infantis e preliminares e escolas ao ar livre. Destaca-se como referência o jardim de infância do Instituto Benjamin Constant.

Infância e Educação Infantil em Mato Grosso do Sul-MS: Origens das Instituições
Profa. Dra. Magda Sarat
Na década de 1980, no Mato Grosso do Sul, a educação das crianças pequenas ainda se denominava pré-primário ou pré-escolar. O Estado que nascia naquele momento seguia as políticas e ações do restante do país. O modelo era o das políticas paliativas, compensatórias e assistenciais como: Projeto Casulo, OMEP, Lar Escola Infantil do Bom Senso, Clube de Mães, entre outros, além das iniciativas geridas pelas instituições particulares e confessionais (católicas e protestantes).

 

Foto/Crédito: Prédio do Clube de Mães de Naviraí, MS, 1979.

Palestrantes:

Profa. Dra. Pérsida da Silva Ribeiro Miki. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (UFAM) e Educação e Infância: políticas e práticas (FCC).

Profa. Dra. Magda Sarat. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (UFGD).

Debatedor:

Prof. Dr. Moysés Kuhlmann Jr. Pesquisador sênior da FCC e Professor da Universidade Católica de Santos. Bolsista de produtividade do CNPq. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação e Infância: políticas e práticas (FCC); e Educação, Sociedade e História (Unisantos).

 

 

Profissionais da área da educação, incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores e demais interessados no tema da historiografia da educação infantil.

 

Data:

22/02/2019

 

Hora:

Das 9 às 12h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas, Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo – SP
CEP: 05516-030

 

Vagas limitadas.
Isento de taxa de inscrição.

FCC
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