1. Início
  2. |
  3. Fcc eventos
  4. |
  5. Seminário: Análise de redes sociais e educação: teoria, método e aplicações. Participe!

Seminário: Análise de redes sociais e educação: teoria, método e aplicações. Participe!

  Objetivos:

Introduzir os conceitos essenciais de ARS (Análise de Redes Sociais). Discutir o uso dos principais softwares disponíveis para ARS. Fornecer uma visão abrangente do campo, destacando sua base teórica e suas principais técnicas. Apresentar análises de redes que usam medidas como: densidade, centralidade, clusterização e centralização, delineando uma abordagem para as posições socialmente estruturadas dentro das redes. Apresentar trabalhos recentes sobre dinâmicas de rede e métodos para estudar mudanças ao longo do tempo e abordagens para a visualização de redes.

Ricardo Henrique Pucinelli: Doutor em ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em suas pesquisas, discute a formação inicial e continuada de professores mediante o uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e análise de redes sociais (ARS).

  • Concepção da ARS (Análise de Redes Sociais) e sua história
  • Conceitos-chave e medidas
  • Aplicações da ARS
  • Softwares de ARS
  • Exemplos de estudos da ARS em educação

Alunos de graduação e de pós-graduação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, analistas de dados, professores universitários e demais interessados na temática.

 

Data:

Hora:

Das 9h às 13h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo – SP
CEP: 05516-030

Não há vagas de estacionamento

 

Inscrições gratuitas
Vagas limitadas