1. Início
  2. |
  3. Fcc eventos
  4. |
  5. Seminário: Investigação com narrativas na Pesquisa Social e Educacional

Seminário: Investigação com narrativas na Pesquisa Social e Educacional

  Objetivos:

Construir compreensão sobre os processos narrativos e sua análise no contexto de produção de conhecimento em ciências sociais.

BERNARDETE A. GATTI – Doutora em Psicologia pela Université de Paris VII – Université Denis Diderot, França. Pós-Doutorados na Université de Montréal, Canadá, e na Pennsylvania State University, Estados Unidos. Foi docente da Universidade São Paulo (USP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Exerceu os cargos de Superintendente de Educação e Pesquisa e de Vice-Presidente da Fundação Carlos Chagas (FCC), onde atua, hoje, como Pesquisadora Consultora. Atuou como Consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de outros organismos nacionais e internacionais. Foi Coordenadora de Área (Educação) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Suas áreas de pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica.

Noção de narrativa e outros padrões de discurso. Textos e contextos. Narrativas de acontecimentos, história oral, narrativas autobiográficas, de experiências vividas, histórias de vida: construção de sentidos e abordagens analíticas implicadas nos estudos, particularmente nos educacionais. Problematização e temas. Cotejos e confrontos. Questões de interpretação e inferência.

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação, educadores em geral e demais interessados na temática.

 

Data:

Hora:

Das 9h às 12h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

 

Vagas limitadas.
Isento de taxa de inscrição.