1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Agenda: Mesa-redonda reflete sobre as políticas educacionais a partir de estudos sobre o desenvolvimento infantil
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Agenda: Mesa-redonda reflete sobre as políticas educacionais a partir de estudos sobre o desenvolvimento infantil

 

Agenda Fundação Carlos Chagas 29/9 10h30 Mesa-redonda "Uso de instrumentos de medidas de desenvolvimento infantil para avaliar políticas educacionais mediada" XI Reunião da ABAVE VII COMBRATRI

|28/09/21

Entre os dias 27 e 29 de setembro acontece a XI Reunião ABAVE e VI CONBRATRI que contará com uma mesa-redonda com a mediação de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.

A XI Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) acontece em conjunto com a VI Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação (CONBRATRI) e tem como tema central a “Avaliação Educacional no contexto de desigualdades”.

Durante o evento, Adriana Bauer, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas mediará a mesa-redonda “Uso de Instrumentos de Medidas de Desenvolvimento Infantil para Avaliar Políticas Educacionais Mediada”. A mesa-redonda reúne os pesquisadores Peter Tymms (Durham University), Mariane Campelo Koslinski (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Rowena Phair (Organisation for Economic Co-operation and Development) para discutir como os estudos sobre as várias dimensões do desenvolvimento infantil – cognitiva, motora e sócio-emocional – contribuem na compreensão dos padrões de desigualdades no início da trajetória escolar. Os pesquisadores também abordarão a importância desses estudos para o planejamento de políticas públicas voltados para a primeira infância como uma informação útil tanto para os gestores públicos quanto para gestores escolares/pedagógicos.

As especificidades de cada um das formas de avaliação ou instrumentos de medida dos processos de desenvolvimento serão apresentados a partir de diferentes contextos geográficos e sociais, tais como os presentes no Reino Unido e América Latina, com destaque aos achados relacionados ao Brasil. Os resultados iniciais sobre o impacto da pandemia no desenvolvimento cognitivo das crianças e nas desigualdades educacionais na educação infantil também serão apresentados durante o evento.

Evento

Mesa-redonda: “Uso de Instrumentos de Medidas de Desenvolvimento Infantil para Avaliar Políticas Educacionais Mediada”

29 de setembro, quarta-feira, às 10h30

Saiba mais em XI Reunião ABAVE e VI CONBRATRI