1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Agenda: Seminário sobre gênero e raça em interlocução com a área de educação especial será realizado na FE/USP no dia 10/06
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Agenda: Seminário sobre gênero e raça em interlocução com a área de educação especial será realizado na FE/USP no dia 10/06

 

|31/05/19

No próximo dia 10 de junho, segunda-feira, às 19h, acontece o IV Seminário de Políticas Públicas: gênero e raça em interlocução com a área de educação especial. O encontro é uma iniciativa da FE/USP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo) e da UFABC (Universidade Federal do ABC), por meio do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação Especial. O debate conta com o apoio da FCC (Fundação Carlos Chagas).

A cada edição, o seminário visa a discutir temas emergentes da área de políticas públicas de educação. Neste semestre, o encontro tem por objetivo “explorar a intersecção de gênero e raça como categorias articuladas e imbricadas à trajetória do público-alvo da educação especial”, explica Rosângela Prieto, professora da FEUSP e líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação Especial. Segundo ela, essa articulação constituiu-se como importante desafio a ser incorporado ao campo da educação especial, em que ainda há poucas produções envolvendo outros atributos da constituição humana, além da deficiência.

A abertura do encontro será feita pelo poeta e ator Edgar Izarelli. Em seguida, serão realizadas as palestras de Amélia Cristina Abreu Artes, doutora em Educação pela FE/USP e pesquisadora do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC, onde integra o Grupo de Gênero, Raça\Etnia, Educação, Trabalho e Direitos Humanos; e de Marília Pinto de Carvalho, professora Livre Docente (Associada Sênior) da FE/USP e co-coordenadora do EdGES (Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual).

A mediação do debate será realizada por Ingrid Anelise Lopes, doutora em Educação pela FE/USP, professora de educação especial da Escola de Aplicação da FE/USP; e por Adriana Pagaime, doutoranda na FE/USP e analista de planejamento e pesquisa do DPE/FCC. Ambas integram o Grupo de Pesquisa Políticas de Educação Especial.

Para atender o público estarão presentes intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e monitores de acessibilidade para audiodescrição.

Serviço

10 de junho, segunda-feira, às 19h
Auditório da FE/USP
Av. da Universidade, 308
Cidade Universitária – São Paulo-SP
Inscrições gratuitas no local