Capes e FCC reconhecem as melhores teses de 2019 nas categorias Educação e Ensino. Conheça os trabalhos premiados!
|08/11/19
* Com informações da CCS/Capes
No dia 12 de dezembro, em Brasília, acontecerá a solenidade de premiação do Prêmio Capes de Tese 2019. Desde 2012, a FCC (Fundação Carlos Chagas) soma esforços com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na valorização de pesquisas em Educação, oferecendo um prêmio adicional às áreas de Educação e Ensino, nas categorias Melhor Tese e Menção Honrosa. Veja logo a seguir a relação dos trabalhos selecionados nesta edição.
Os autores das melhores teses nas áreas de Educação e Ensino receberão prêmio especial da FCC no valor de 15 mil reais. Já os agraciados com a Menção Honrosa ganharão 5 mil reais.
“O investimento em pesquisa sempre foi uma das preocupações da Fundação Carlos Chagas que, por meio de seu Departamento de Pesquisas Educacionais, se dedica a programas de investigação relacionados à educação. Assim, para nós é uma alegria participar do Prêmio Capes de Tese, parceria que completa oito anos e estimula a pesquisa de excelência no país, nas áreas de Educação e de Ensino”, avalia Lúcia Villas Bôas, Diretora-Vice-Presidente Operacional da Fundação Carlos Chagas.
EDUCAÇÃO
Melhor tese
P2h {Pirâmide da pedagogia Hacker = [vivências do (In) possível]}
Autora: Karina Moreira Menezes
Orientador: Nelson De Luca Pretto
Instituição: UFBA (Universidade Federal da Bahia)
Menção Honrosa
O PNE e as universidades estaduais brasileiras: assimetrias institucionais, expansão e financiamento
Autora: Renata Ramos da Silva Carvalho
Orientador: Nelson Cardoso Amaral
Instituição: UFG (Universidade Federal de Goiás)
Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos
Autora: Vantielen da Silva Silva
Orientador: Dionísio Burak
Instituição: UEPG (Universidade Estadual de Ponta de Grossa)
ENSINO
Melhor tese
O currículo de Matemática na perspectiva sociocultural: um estudo nos anos finais do ensino fundamental em escolas estaduais indígenas de Roraima
Autora: Luzia Voltolini
Orientadora: Carmen Teresa Kaiber
Instituição: ULBRA (Universidade Luterana do Brasil)
Menção Honrosa
Educação científica e cultura política democrática: um estudo sobre o processo de recontextualização de elementos de formação política na prática do ensino de Ciências nas séries iniciais
Autor: Edgar Miranda da Silva
Orientadora: Rita Vilanova Prata
Instituição: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
“Como você chegou a esse resultado?” O diálogo nas aulas de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental
Autora: Ana Carolina Faustino
Orientador: Ole Skovsmose
Instituição: UNESP-RC (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Rio Claro)
Sobre o Prêmio
Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Acesse o site da FCC e veja os trabalhos premiados nas edições anteriores, nas categorias Educação e Ensino.