1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Cerimônia de Premiação da 8ª Edição do Prêmio Rubens Murillo Marques acontecerá dia 23/11. Confirme sua presença!
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Cerimônia de Premiação da 8ª Edição do Prêmio Rubens Murillo Marques acontecerá dia 23/11. Confirme sua presença!

 

|06/11/18

A Cerimônia de Premiação da 8ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques será realizada no dia 23 de novembro, às 9h30, na capital paulista. Na ocasião, as três professoras vencedoras apresentarão seus trabalhos e serão agraciadas com um prêmio de R$20 mil, diploma e troféu (uma réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Os projetos laureados serão publicados, em detalhes, na próxima série Textos FCC. O Prêmio tem como objetivo valorizar e divulgar experiências formativas propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a Educação Básica.

A cerimônia será realizada no auditório Auditório Prof. Dr. Angelo Barone Netto, na sede da FCC (Fundação Carlos Chagas): Av. Prof. Francisco Morato nº 1565, Jd. Guedala – São Paulo, SP. O evento é aberto ao público.  Interessados em acompanhar a premiação devem confirmar sua presença pelo email premiormm@fcc.org.br ou telefone: (11) 3723-3086.

Confira abaixo os projetos premiados:

  • Barbara Corominas Valério, da Universidade de São Paulo, com Projetos de Estágio: uma articulação entre formação inicial e continuada de professores (Matemática);
  • Daniela Franco Carvalho, da Universidade Federal de Uberlândia, como o projeto Cajón: estratégia interventiva para compartilhamento de emoções em sala de aula (Ciências Biológicas);
  • Thaís Lobosque Aquino, da Universidade Federal de Goiás, com o projeto Música, estágio e pesquisa: ações formativas com o tema Mulheres na Música (Música).

Neste ano, o Prêmio recebeu 80 inscrições. A seleção dos vencedores foi realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. É considerada a originalidade dos procedimentos didáticos empregados, ou seja, utilização de estratégias diferentes das usuais, que tenham sido criadas, agregadas ou adaptadas pelo autor do projeto visando à aprendizagem dos licenciandos, bem como o potencial multiplicador da experiência.

“A cada ano, o processo de seleção tem sido cada vez mais gratificante, pois há experiências muito interessantes Brasil afora, e é muito difícil comparar projetos que são excelentes. O critério diferenciador, que discriminou as três vencedoras, foi o foco nos procedimentos didáticos utilizados tendo em vista à aprendizagem da docência do futuro professor”, afirma Patrícia Albiéri de Almeida, uma das coordenadoras do Prêmio e pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC.

Informações sobre o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques em 2018 e os resultados das edições anteriores estão disponíveis na página da iniciativa, no site da FCC.

Sobre a iniciativa

Criado em 2011, o Prêmio é também uma homenagem ao Prof. Dr. Rubens Murillo Marques, presidente de honra e um fundadores da Fundação Carlos Chagas, em reconhecimento a sua trajetória acadêmica e ao seu empenho no fortalecimento desta instituição.