1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas participam do primeiro Fórum Nacional Escolas2030
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas participam do primeiro Fórum Nacional Escolas2030

 

Cartaz com os dizeres: Fundação Carlos Chagas. Fórum Nacional Escolas2030 22 a 24 de novembro 200. No centro há o texto: 22/11 - 14h Painel: Levantamento sobre avaliação em organizações educativas. Abaixo há o texto: 23/11 - 14 h Mesa: Qualidade na educação e avaliação: como garantir a construção de indicadores que contribuam com a qualidade dos sistemas educativos? A imagem tem fundo cinza com linhas curvadas nas cores verde, rosa, azul e roxo. Há também pequenos círculos coloridos.

|22/11/22

Evento faz parte de programa desenvolvido simultaneamente em dez países e tem como referência a educação inclusiva, equitativa e de qualidade

 Por Brenda Teixeira

Entre 22 e 24 de novembro, acontece o primeiro Fórum Nacional Escolas2030 realizado pela Faculdade de Educação da USP e pela Ashoka. A Fundação Carlos Chagas (FCC) participará do evento representada pelas pesquisadoras do Departamento de Pesquisas Educacionais, Sandra Unbehaum e Adriana Bauer.  

No painel Levantamento sobre avaliação em organizações educativas, que acontece no dia 22 de novembro, das 14h às 18h, as apresentadoras discutirão sobre as percepções de organizações educativas sobre avaliações internas e externas e tem como convidadas Sandra Unbehaum, FCC, Elie Ghanem  Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (SP), Jucie Parreira, Secretaria de Educação e Cultura de Almirante Tamandaré (PR), e estudantes do Instituto Federal São Paulo (SP). 

No dia  23/11, das 14h às 16h, a pesquisadora Adriana Bauer, FCC, será uma das apresentadoras da mesa de discussão Qualidade na educação e avaliação: como garantir a construção de indicadores que contribuam com a qualidade dos sistemas educativos? ao lado de Chico Soares,  Universidade Federal de Minas Gerais (MG) e Lucia Cristina Cortes, Escola Municipal Professor Waldir Garcia (AM), e representante do Jovem Escolas2030, com mediação de Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude da Ashoka na América Latina e uma das gestoras do Escolas2030 no Brasil. 

O evento é gratuito e acontece de forma híbrida, com atividades presenciais em São Paulo com transmissão ao vivo pela internet. Em três dias, o público terá a oportunidade de conhecer escolas inovadoras e acompanhar discussões com escolas, secretarias de educação e pesquisadores de várias regiões do país sobre educação integral e novos parâmetros de avaliação da aprendizagem.

O Programa Escolas2030 tem como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), que prevê a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. O ponto de partida do programa é o de que critérios de avaliação precisam ser contextualizados de acordo com a localidade e que não faz sentido medir a qualidade de educação no Brasil, usando parâmetros de outros países.

Para se inscrever e conferir a agenda completa do evento, clique aqui

Primeiro Fórum Nacional Escolas 2030
Quando: 22 a 24/11
Onde: evento presencial nos 22 e 23/11 na Casa da Cultura Japonesa (USP) e 24/11 na Sala Crisantempo (Vila Madalena) e com transmissão on-line para inscritos
Informações: Programa e conteúdo informativo
Inscrições gratuitas: formulário do evento