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FCC é selecionada em edital da Unesco e realizará pesquisa sobre o programa Recuperação Paralela da PMSP

 

|14/12/18

* Com informações da SMESP

A FCC (Fundação Carlos Chagas) foi a grande vencedora do Edital 30/2018 da Unesco, que selecionou projetos de pesquisa que fortaleçam o diálogo entre a Secretaria Municipal de  Educação de São Paulo e os centros de pesquisa,  com o intuito de  qualificar e subsidiar o trabalho de análise e elaboração de políticas públicas referentes à frequência na recuperação paralela: impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (12/12).

O projeto vencedor foi “Estudo sobre efeitos e resultados do Projeto de Apoio Pedagógico Complementar ‘Recuperação’ da rede de ensino da PMSP”, elaborado pela equipe de pesquisadores do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais). A pesquisa, com duração de um ano, terá início em 2019.

“O objetivo de nossa pesquisa é identificar práticas, estratégias, ações e condições contextuais que afetam – positiva ou negativamente – os resultados escolares e a permanência no sistema escolar de estudantes atendidos programa da secretaria”, explica Glaucia Novaes, pesquisadora da FCC e coordenadora do projeto.

De acordo com o Censo Escolar de 2017, a taxa de reprovação na rede municipal de ensino da capital paulista é de 1,8% nos anos iniciais e chega a 6,4% nos anos finais. Já a taxa de distorção idade-série para estes ciclos é, respectivamente, de 5,9% e 12,9%.

Sobre o Programa

O Edital 30/2018 é uma das ações do Programa de Cooperação em Pesquisa, lançado em junho pela SME – no âmbito da iniciativa Pátio Digital – em parceria com a Unesco.

Eixos:

  • Banco de Desafios;
  • Fomento à Pesquisa;
  • Cooperação com Escolas, Centros de Pesquisa e Universidades.

Objetivos:

  • Facilitar o acesso e a obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino;
  • Proporcionar a divulgação e discussão dos resultados de pesquisa;
  • Viabilizar trocas entre pesquisadores e gestores.

Saiba mais no site da SME.