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Webinário discute fortalecimento da profissão docente na América Latina e no Caribe

 

Cartaz com os dizeres: Webinário Fortalecimento da Profissão Docente na América Latina e no Caribe. A imagem tem fundo cinza claro com linhas horizontais em cinza escuro na parte inferior. Círculos azuis de diferentes tamanhos aparecem sobre as linhas. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de perfis das redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

|30/11/23

Com participação da Fundação Carlos Chagas, evento apresenta e analisa dados de estudo sobre a atuação de professores e a aprendizagem de estudantes no ensino fundamental

Por Luanne Caires

Na última terça-feira (28), a pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, participou do webinário Fortalecendo a profissão docente: resultados da consulta a professores da América Latina e do Caribe no estudo ERCE 2019. No evento, os convidados discutiram condições de trabalho e práticas docentes que favorecem a aprendizagem de estudantes, a partir de dados do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (ERCE) 2019, organizado pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), que faz parte da Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO Santiago). 

O ERCE é um estudo periódico realizado desde 1997 e se baseia em questionários aplicados a turmas do 4º e do 7º ano do ensino fundamental de 16 países da região latino-americana e caribenha. O webinário tem como foco a caracterização dos professores, a partir das opiniões e experiências que eles relataram em resposta à pesquisa. 

Para Gabriela, o tema das condições de trabalho docente na América Latina é crítico e os dados do ERCE mostram a necessidade de atenção às condições desafiadoras das aulas e das escolas, especialmente no que diz respeito ao bem-estar dos estudantes, como nutrição, renda básica e apoio físico e psicológico. 

A pesquisadora destaca, ainda, a importância de se prever tempo não letivo na jornada de trabalho dos professores, a regulação do número de alunos de cada professor e a promoção da convivência e da colaboração docente no ambiente escolar a partir de modelos como os aplicados no Canadá e na Nova Zelândia. Mudanças na organização das jornadas, nas formas de contratação e no número de alunos por turma fazem parte das recomendações do estudo Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, que analisou as condições de trabalho docente em dez redes de ensino estaduais e municipais do Brasil. 

O webinário tem organização do LLECE e do Centro de Medição da Pontifícia Universidade Católica do Chile (MIDE UC) e busca contribuir para o posicionamento da docência como uma profissão estratégica.

Saiba mais
Webinário Fortalecendo a profissão docente: resultados da consulta a professores da América Larina e do Caribe no estudo ERCE 2019

Quando: 28 de novembro de 2023
Transmissão em espanhol: Canal da Oficina Regional da UNESCO em Santiago