1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Inscrições prorrogadas até 5 de agosto. Participe e envie seu projeto!
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Inscrições prorrogadas até 5 de agosto. Participe e envie seu projeto!

 

|26/07/19

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas valoriza experiências que contribuam com a aprendizagem da docência e aproximem o licenciando do contexto escolar

A FCC (Fundação Carlos Chagas) prorrogou até 5 de agosto, às 14h (horário de Brasília),  o período de inscrições da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que valoriza e divulga experiências exitosas realizadas por profissionais que atuam na formação inicial dos futuros professores da educação básica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página da iniciativa: www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-rubens-murillo-marques.

Único no Brasil voltado para esse segmento, o Prêmio busca dar visibilidade a práticas didáticas que contribuam com a aprendizagem da docência e aproximem os licenciandos do contexto escolar. Inúmeros estudos indicam que essa conciliação ainda é um desafio a ser enfrentado pelas instituições de ensino superior do país.

Além do mérito e do reconhecimento conferidos aos trabalhos, três premiados serão gratificados com R$ 20 mil e um troféu (réplica de escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Uma das novidades da 9ª Edição é que poderão ser submetidos projetos desenvolvidos em 2018 e 2017.

A seleção dos vencedores será realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. Todos os trabalhos premiados nos anos anteriores podem ser consultados na Série Textos FCC, publicação que reúne dados e achados dos estudos e premiações realizados pelo DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC.

As últimas oito edições receberam mais de 470 trabalhos e premiaram 24 docentes das cinco regiões brasileiras (11 estados), de instituições públicas e privadas. Como afirma Patrícia Albieri de Almeida, pesquisadora da FCC e uma das coordenadoras do Prêmio, “os premiados tiveram a oportunidade de registrar e compartilhar suas vivências, potencializando o  sentimento  de  que  há caminhos  possíveis  e  alternativas  diversas  no contexto da formação inicial de professores”.

Cada professor poderá inscrever apenas um projeto com experiências realizadas e concluídas em 2017 e 2018, em qualquer parte do país. Premiados em edições anteriores não poderão participar. Mais informações estão no edital e regulamento do prêmio, disponíveis no site da FCC: www.fcc.org.br.

Por que se inscrever no Prêmio?
As professoras premiadas em 2018 respondem. Clique e assista abaixo!