1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Jornal Lavras 24 horas: Professor da UFLA é agraciado com Prêmio da Fundação Carlos Chagas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Jornal Lavras 24 horas: Professor da UFLA é agraciado com Prêmio da Fundação Carlos Chagas

 

|19/11/11

 | 19/11/2011


Professor da UFLA é agraciado com Prêmio da Fundação Carlos Chagas

A experiência educativa do professor Bruno Andrade Pinto Monteiro, do Departamento de Química (DQI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), rendeu a ele a conquista do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, edição 2011, da Fundação Carlos Chagas (FCC). A premiação tem o propósito de revelar o trabalho realizado por docentes de Licenciatura na formação de professores para o ensino básico. A premiação ocorrerá na sede da FCC, no dia 28 de novembro, às 17h.

O reconhecimento ao professor Bruno Monteiro se deve ao projeto intitulado “A inserção do tema da educação em ciências, em espaços não formais, na formação de professores de ciências e química”. O projeto é desenvolvido na UFLA com o objetivo de demonstrar que a educação em ciências pode ser favorecida por meio de ações no âmbito da articulação entre os espaços formais, a exemplo da escola e dos espaços não formais, tais como museus, Museus de História Natural, Centros de Ciências, Centros Tecnológicos, entre outros espaços e equipamentos culturais.

Para o professor é indiscutível a importância d os Museus de Ciências, Centros de Ciências e Tecnologia (MCCT) para a popularização e para o fortalecimento do Ensino de Ciências. “Esses espaços favorecem diversificados tipos de aprendizagem, que articulam diferentes possibilidades experiências, ao mesmo tempo em que abordam os mais variados conteúdos, ao contrário do que tradicionalmente é possível de se promover no campo do ensino formal.”, considera.


O PRÊMIO

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques prestigia experiências educativas inovadoras e seu nome é uma homenagem à trajetória acadêmica e ao exercício desvelado de um dos fundadores da Fundação Carlos Chagas. Fundada em 1964, a FCC é dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação.

O Prêmio ao mérito, além de numerário e divulgação dos trabalhos na Coleção de Textos da Fundação, agraciará os vencedores com a réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter, abrigada no jardim interno da Fundação.

Fonte: Jornal Lavras 24 horas