1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Jornal O Imparcial: Escola Neusa Brizola recebe menção honrosa em prêmio nacional
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Jornal O Imparcial: Escola Neusa Brizola recebe menção honrosa em prêmio nacional

 

|27/10/16

Fundação Carlos Chagas anuncia vencedores de prêmio de licenciatura
A Fundação Carlos Chagas anuncia os vencedores da VI Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A iniciativa, que tem por objetivo valorizar e incentivar projetos de ensino de professores de Licenciatura, concedeu dois prêmios e três menções honrosas às experiências consideradas mais inovadoras na Formação de Professores para o Ensino Básico.

Lançar mão da Literatura, tecnologia e inclusão de deficientes visuais no ensino de História, foi o grande diferencial do projeto das professoras Maria Renata Duran e Ana Heloisa Molina, da Universidade Estadual de Londrina – UEL (PR), que conquistaram um dos prêmios pela experiência criativa e pela relevância social.

Já o professor Amadeu Moura Bego, da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), Campus Araraquara, recebeu o prêmio pela Implementação de unidades didáticas multiestratégicas na formação inicial de professores de Química, que inovou trazendo um rico conjunto de estratégias didáticas que articulam com conhecimentos teóricos e práticos em situações concretas de ensino.

Menções Honrosas

As três menções honrosas contemplaram professores das universidades do Amapá, Ceará e Rio Grande do Sul.

Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Giovani José da Silva, apresentou um ótica inovadora no ensino de História em seu projeto “Objetos biográficos de memória: reconhecendo-se como agentes históricos a partir de aulas de prática de ensino de História”.

Da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi contemplado o projeto “A construção do olhar antropológico na formação docente” de autoria da professora Bernadete de Lourdes Ramos Beserra, que tem como base a experiência desenvolvida na disciplina Antropologia da Educação no curso de Pedagogia.

Com o projeto “Lá fora também pode ser aqui: saberes significativos entre escola e universidade” o professor Luciano Bedin da Costa, da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), mostra que “quando a universidade se propõe a pular seus muros – carregados de soberba e prepotência -, saberes tornam-se significativos, experiências não são somente possíveis, mas necessárias”.

Premiação

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é o único prêmio no Brasil voltado para a valorização dos docentes de Licenciatura, responsáveis pela qualidade da formação dos futuros professores. Ficamos muito satisfeitos não só com o significativo aumento de projetos inscritos, mas também com a participação de universidades de praticamente todos os Estados e com a riqueza cultural, criativa e de conteúdos dos trabalhos apresentados”, declara Bernardete Gatti, vice-presidente da Fundação Carlos Chagas.

A avaliação foi realizada por uma Comissão de Especialistas, constituída pela Fundação Carlos Chagas, que analisou os trabalhos conforme a adequação entre os objetivos e as ações desenvolvidas visando à aprendizagem. Os vencedores serão premiados com R$ 20 mil, publicação na coleção Textos da FCC, divulgação e troféu, e serão homenageados em uma cerimônia a ser realizada na instituição no dia 18 de novembro.

Para conhecer os conteúdos dos projetos acesse: www.fcc.com.br

Sobre a Fundação Carlos Chagas

Fundada em 1964, é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Com atuação em todo o território nacional, a Fundação Carlos Chagas já avaliou mais de 74 milhões de candidatos em processos seletivos de mais de 500 instituições privadas e públicas. Também atua em pesquisas e projetos na área educacional, feitos por equipes multidisciplinares, com o objetivo de investigar a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do País.

Fonte: Jornal O Imparcial