Práticas pedagógicas na educação básica é tema de livro publicado pela UNESCO em parceria com a Fundação Carlos Chagas
|11/04/22
Publicação oferece referenciais para fortalecimento da formação de professores no Brasil
O livro Práticas Pedagógicas na Educação Básica: o que evidenciam as pesquisas em educação é uma contribuição da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a UNESCO, para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas educacionais e de formação docente para uma educação de qualidade a todos.
A publicação conta com autoria das pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas Patrícia Almeida e Gisela Tartuce, além de Bernadete Gatti e Liliane Bordignon de Souza, e é fruto de uma pesquisa que reúne estudos científicos produzidos e publicados no Brasil entre 2008 e 2018 com o objetivo de evidenciar alternativas pedagógicas diferenciadas e relevantes, com potencial para serem referência na formação de professores da educação básica.
Os dados, práticas e análises apresentados no livro podem apoiar o debate nacional relacionado ao quarto objetivo do conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, firmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
O livro está disponível gratuitamente no site da Fundação Carlos Chagas.