Novo Cadernos de Pesquisa da FCC está disponível para consulta. Acesse!
|01/11/18
Confira o número 169 do periódico Cadernos de Pesquisa da FCC (Fundação Carlos Chagas). Criado em 1971, o CP divulga a produção acadêmica direta ou indiretamente relacionada com a Educação, agregando à temática educacional estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. Saiba mais na página do periódico e confira também o sistema de submissão online da publicação.
Baixe o periódico ou consulte abaixo o sumário com todos os textos desta edição.
SUMÁRIO
ARTIGOS
Indicadores multidimensionais para avaliação da infraestrutura escolar: o ensino fundamental
Maria Teresa Gonzaga Alves, Flavia Pereira Xavier
Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias
Ana Matias Diogo, Benedita Portugal e Melo, Manuela Ferreira
Estrutura argumentativa em textos de alunos brasileiros
Claudia R. Riolfi, Renata de O. Costa
O laboratório de matemática como espaço de formação de professores
Zaqueu Vieira Oliveira, Luzia Maya Kikuchi
Como é construído o marco teórico da pesquisa
José Raúl Gallego Ramos
Desafios do ensino religioso em um mundo secular
Walter Salles, Maria Augusta Gentilini
Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar
Ivana Campos Oliveira, Ione Vasques-Menezes
Formação de professores: limites e desafios na educação superior
Antonio Germano Magalhães Júnior, Mônica Duarte Cavaignac
Como ler Marx no carro-forte: dilemas do ensino superior brasileiro
Alexandre Barbosa Pereira
Juventude universitária e direitos de cidadania: sentidos atribuídos à diversidade sexual
Maria Lucia Miranda Afonso, Maximiliano Rodrigues, Eduardo Francisco de Oliveira
Representación androcéntrica del trabajo en el discurso de textos escolares chilenos
María Cecilia Fernández Darraz, Elizabeth Montanares Vargas, Olga Carrillo Mardones
Masculinidades e desempenho escolar: a construção de hierarquias entre pares
Cinthia Torres Toledo, Marília Pinto de Carvalho
RESENHA
Os desafios para materialização do Plano Nacional de Educação no Brasil
Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues