1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Novo Cadernos de Pesquisa traz dossiê sobre Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. Acesse!
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Novo Cadernos de Pesquisa traz dossiê sobre Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. Acesse!

 

|19/11/19

Com grande satisfação, a FCC (Fundação Carlos Chagas) apresenta a última edição de 2019 de Cadernos de Pesquisa. O número 174 traz o Dossiê Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. Confira abaixo o sumário da publicação e boa leitura!

Criado em 1971, o CP divulga a produção acadêmica direta ou indiretamente relacionada com a Educação, agregando à temática educacional estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. Saiba mais na página do periódico e confira também o sistema de submissão on-line da publicação.

TEMA EM DESTAQUE

Educação infantil, práticas educativas e formação de professores – Apresentação
Catarina Moro, Maria Fernanda Rezende Nunes

Escuta da criança em pesquisa e qualidade da educação infantil
Silvia Helena Vieira Cruz, Sandra Maria De Oliveira Schramm

Definindo uma estrutura para 0 a 6 anos de idade
Agnese Infantino

A avaliação da qualidade da brincadeira na educação infantil
Ângela Scalabrin Coutinho, Catarina Moro, Daniele Marques Vieira

Formação de professores de educação infantil e o Pibid
Daniela Oliveira Guimarães

Leitura e escrita na educação infantil: contextos e práticas em diálogo
Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino 

ARTIGOS

Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente
Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Claudia Leme Ferreira Davis, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Adriana Mallmann Vilalva

Respeito e igualdade de gênero no ensino da formação inicial
Rocío Serrano Rodríguez, Elisa Pérez Gracia, Monserrat Bustamante Chan, Antonio Carpio Camargo

Perfis de estagiários na prática de ensino supervisionada em Portugal
Catarina Tomás, Carolina Gonçalves

Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos
Rosilane Katia de Oliveira, Marlice de Oliveira e Nogueira

Afetividade percebida e sentida: representações de alunos do ensino fundamental
Andréia Osti, Elvira Cristina Martins Tassoni

Escola e mídia digital: algumas reflexões sobre o Projeto Transmedia Literacy
Alejo Ezequiel González López Ledesma

Intervenção em princípios de contagem: desenvolvimento do programa e aplicação inicial
Évelin Fulginiti de Assis, Luciana Vellinho Corso

Análise da retenção escolar através de modelos multinível: um estudo em Portugal
Amélia Bastos, Maria Eugénia Ferrão

Educação popular e juventude: o movimento social como espaço
Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena, João Carlos Pereira Caramelo, Severino Bezerra da Silva

Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio
Loeste de Arruda-Barbosa, Márcia Cristina Sales, Iara Leão Luna De Souza, Alberone Ferreira Gondim-Sales, Gabiane Crisóstomo Nascimento Da Silva, Mário Maciel de Lima-Júnior

RESENHAS

Educação infantil: o currículo, as relações, o ambiente e o brincar
Gioconda Ghiggi

Avaliação de contexto e qualidade na educação infantil: um processo compartilhado
Natália Francine Costa Cançado

Infâncias e pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras
Artur Oriel Pereira

Agradecimentos a pareceristas