Novo Cadernos de Pesquisa traz dossiê sobre Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. Acesse!
|19/11/19
Com grande satisfação, a FCC (Fundação Carlos Chagas) apresenta a última edição de 2019 de Cadernos de Pesquisa. O número 174 traz o Dossiê Educação infantil, práticas educativas e formação de professores. Confira abaixo o sumário da publicação e boa leitura!
Criado em 1971, o CP divulga a produção acadêmica direta ou indiretamente relacionada com a Educação, agregando à temática educacional estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. Saiba mais na página do periódico e confira também o sistema de submissão on-line da publicação.
TEMA EM DESTAQUE
Educação infantil, práticas educativas e formação de professores – Apresentação
Catarina Moro, Maria Fernanda Rezende Nunes
Escuta da criança em pesquisa e qualidade da educação infantil
Silvia Helena Vieira Cruz, Sandra Maria De Oliveira Schramm
Definindo uma estrutura para 0 a 6 anos de idade
Agnese Infantino
A avaliação da qualidade da brincadeira na educação infantil
Ângela Scalabrin Coutinho, Catarina Moro, Daniele Marques Vieira
Formação de professores de educação infantil e o Pibid
Daniela Oliveira Guimarães
Leitura e escrita na educação infantil: contextos e práticas em diálogo
Maria Fernanda Rezende Nunes, Patrícia Corsino
ARTIGOS
Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente
Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Claudia Leme Ferreira Davis, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Adriana Mallmann Vilalva
Respeito e igualdade de gênero no ensino da formação inicial
Rocío Serrano Rodríguez, Elisa Pérez Gracia, Monserrat Bustamante Chan, Antonio Carpio Camargo
Perfis de estagiários na prática de ensino supervisionada em Portugal
Catarina Tomás, Carolina Gonçalves
Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos
Rosilane Katia de Oliveira, Marlice de Oliveira e Nogueira
Afetividade percebida e sentida: representações de alunos do ensino fundamental
Andréia Osti, Elvira Cristina Martins Tassoni
Escola e mídia digital: algumas reflexões sobre o Projeto Transmedia Literacy
Alejo Ezequiel González López Ledesma
Intervenção em princípios de contagem: desenvolvimento do programa e aplicação inicial
Évelin Fulginiti de Assis, Luciana Vellinho Corso
Análise da retenção escolar através de modelos multinível: um estudo em Portugal
Amélia Bastos, Maria Eugénia Ferrão
Educação popular e juventude: o movimento social como espaço
Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena, João Carlos Pereira Caramelo, Severino Bezerra da Silva
Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio
Loeste de Arruda-Barbosa, Márcia Cristina Sales, Iara Leão Luna De Souza, Alberone Ferreira Gondim-Sales, Gabiane Crisóstomo Nascimento Da Silva, Mário Maciel de Lima-Júnior
RESENHAS
Educação infantil: o currículo, as relações, o ambiente e o brincar
Gioconda Ghiggi
Avaliação de contexto e qualidade na educação infantil: um processo compartilhado
Natália Francine Costa Cançado
Infâncias e pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras
Artur Oriel Pereira