1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Fundação Carlos Chagas participa de oficina sobre Plano Nacional de Pós-Graduação
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Fundação Carlos Chagas participa de oficina sobre Plano Nacional de Pós-Graduação

 

Cartaz com os dizeres: Oficina CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação. A imagem tem fundo cinza. Arcos em diferentes tons de azul e verde circundam o texto.

|06/10/23

Encontros com diferentes representantes ligados à formação e à pesquisa reúne informações para subsidiar diagnósticos, recomendações e inovações na pós-graduação brasileira

Por Luanne Caires

Pensar a pós-graduação no Brasil é pensar no papel e no futuro da formação de pessoal e de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de planejar políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou uma série de oficinas com pesquisadores, representantes do setor público, de empresas e da sociedade civil para construir a Agenda Nacional de Formação de Recursos de Alto Nível, documento que fará parte do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). 

A Fundação Carlos Chagas, reconhecida pela qualidade dos estudos socioeducativos que desenvolve em seu Departamento de Pesquisas Educacionais, foi representada por sua diretora vice-presidente operacional Lúcia Villas Bôas, que participou da oficina realizada no estado de São Paulo em 28 de setembro.

Para a diretora, com a realização dessas oficinas envolvendo todos os estados brasileiros, a CAPES cria um importante espaço de discussão indicando que o PNPG está sendo construído de uma forma participativa e em diálogo com diferentes setores da sociedade. “Esse é um momento único e ficamos muito contentes que o nosso compromisso com a pesquisa educacional tenha motivado o convite para que fizéssemos parte desse diálogo”, afirma.

Mas o que é o PNPG?

Os Planos Nacionais de Pós-Graduação existem desde 1975 e estabelecem estruturas e compromissos gerais de ação do governo federal com a pós-graduação no país. Eles também guiam as ações dos estados no desenvolvimento do trabalho de mestrandos e doutorandos em suas instituições de ensino. 

A última edição do PNPG contemplou o período de 2011 a 2020. Agora, a proposta é pensar o acesso à pós-graduação, o investimento em pesquisas estratégicas e o incentivo à internacionalização para o período de 2021 a 2028. A expectativa da comunidade científica é que as discussões abordem também políticas afirmativas, permanência estudantil, profissionalização da pós-graduação, equilíbrio regional e atualização das bolsas de estudo. 

Após o diálogo com todos os estados brasileiros para construção da agenda nacional, o desenvolvimento do PNPG incluirá uma consulta pública, prevista para outubro, e o envio do documento final do Plano para aprovação do Conselho Superior da CAPES em dezembro. 

A pós-graduação no Brasil tem mais de 142 mil estudantes matriculados em mestrado acadêmico, mais de 49 mil em mestrado profissional e mais de 131 mil em doutorado, segundo dados de 2022 do Mapa da Pós-Graduação divulgados pela CAPES.