1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Portal da Reitoria da Unesp: Professor da Unesp vence Prêmio de Licenciatura
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Portal da Reitoria da Unesp: Professor da Unesp vence Prêmio de Licenciatura

 

|26/10/16

Professor da Unesp vence Prêmio de Licenciatura
Honraria é concedida pela Fundação Carlos Chagas

A Fundação Carlos Chagas anunciou os vencedores da VI Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A iniciativa, que tem por objetivo valorizar e incentivar projetos de ensino de professores de Licenciatura, concedeu dois prêmios e três menções honrosas às experiências consideradas mais inovadoras na Formação de Professores para o Ensino Básico.

Amadeu Moura Bego, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, recebeu o prêmio pela Implementação de unidades didáticas multiestratégicas na formação inicial de professores de Química. Sua inovação foi estabelecer um rico conjunto de estratégias didáticas que articulam conhecimentos teóricos e práticos em situações concretas de ensino.

Premiação
O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é o único prêmio no Brasil voltado para a valorização dos docentes de Licenciatura, responsáveis pela qualidade da formação dos futuros professores. “Ficamos muito satisfeitos não só com o significativo aumento de projetos inscritos, mas também com a participação de universidades de praticamente todos os Estados e com a riqueza cultural, criativa e de conteúdos dos trabalhos apresentados”, declara Bernardete Gatti, vice-presidente da Fundação Carlos Chagas.

A avaliação foi realizada por uma Comissão de Especialistas, constituída pela Fundação Carlos Chagas, que analisou os trabalhos conforme a adequação entre os objetivos e as ações desenvolvidas visando à aprendizagem. Os vencedores serão premiados com R$ 20 mil, publicação na coleção Textos da FCC, divulgação e troféu, e serão homenageados em uma cerimônia a ser realizada na instituição no dia 18 de novembro.

Sobre Amadeu Moura Bego
Possui Licenciatura em Química (2005) e mestrado em Química Inorgânica (2007) pelo Instituto de Química da UNESP, Câmpus de Araraquara, SP; é doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (2013) da UNESP, Câmpus de Bauru, SP. Atuou como professor de Química de 2009 a 2010 na UNICASTELO – Universidade Castelo Branco, Câmpus de Descalvado, SP. Foi professor de Química de 2010 a 2013 do IFSP – Instituto Federal de São Paulo, Câmpus de Catanduva, SP. Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química Geral e Inorgânica no Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, SP. É Supervisor Pedagógico do projeto de extensão Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (CUCA) e coordenador da área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unesp de Araraquara. É revisor do periódico Ciência & Educação e outros periódico acadêmico-científicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Química e em Formação de professores de Ciências, atuando principalmente nas seguintes temáticas: (1) parcerias público-privadas na educação; (2) Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores; (3) processos e materiais educativos na Educação em Ciências/Química. Membro do Grupo de Ensino de Química, Investigação Orientada, Linguagens e Formação Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru. Membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ) vinculado à Faculdade de Educação da USP de São Paulo

Contato do professor premiado
amadeu@iq.unesp.br
(16) 3301-9558

 

Fonte: Portal da Reitoria da Unesp