1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Fundação Carlos Chagas convida para cerimônia do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Fundação Carlos Chagas convida para cerimônia do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

 

Cartaz com os dizeres: Fundação Carlos Chagas. Cerimônia de premiação Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. 25 de novembro de 2022, 10 horas. No canto superior direito, há o símbolo do YouTube e de Libras. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

|11/11/22

Evento de premiação de iniciativas voltadas para a formação inicial de professores ocorre virtualmente e aborda temas ligados à linguagem, literatura e sociologia em diferentes regiões do país

Por Luanne Caires

As atividades de formação docente durante a pandemia de covid-19 foram marcadas por desafios, adaptações e criatividade nos cursos de licenciatura brasileiros. Na 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, três experiências desenvolvidas neste contexto serão premiadas, com temas ligados ao ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia, às discussões sobre mulheres na literatura e ao uso de podcasts para abordar conceitos das ciências sociais. A cerimônia acontece no dia 25 de novembro (sexta-feira), às 10 horas, pelo canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube. 

Na iniciativa Práticas de ensino de língua portuguesa em tempos de covid-19: universidade e escola em diálogo, estudantes da licenciatura em letras da Unisinos, no Rio Grande do Sul, aproximaram-se da prática profissional por meio da elaboração de projetos didáticos de gênero, sob coordenação do docente Anderson Carnin. 

Na licenciatura em língua italiana da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), as docentes Paula Freitas e Cristiane Landulfo, respectivamente, coordenaram a experiência @Meninas e Mulheres na Literatura: escrita diaspórica em língua italiana, conexão de redes, de saberes e formação docente. Nela, ao longo de três meses, estudantes organizaram um curso multimodal com postagens no Instagram, vídeos no YouTube, podcasts e outros meios, sobre dez obras escritas por mulheres de origem africana e asiática que escrevem em italiano e abordam questões como racismo, gênero e colonialismo.

Em Goiás, os docentes Suzane Vieira e Danilo Rabelo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenaram a iniciativa Podcast Socializando: a produção do podcast como instrumento de formação de professores de sociologia e meio de aprendizagem criativa. A produção foi uma forma de aproveitar a comunicação digital para ensinar, aprender e socializar de modo mais dialogado e horizontal em uma das disciplinas de estágio supervisionado da licenciatura em ciências sociais. 

Detalhes das três iniciativas serão apresentados na cerimônia de premiação, que contará com a participação de intérpretes de Libras e com o lançamento dos relatos sobre as experiências na série Textos FCC

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é uma iniciativa que busca reconhecer e valorizar experiências formativas desenvolvidas por docentes de cursos de licenciatura na formação de novos professores da educação básica. Cada um dos laureados receberá um prêmio de R$ 20 mil, diploma e um troféu que replica a escultura da artista plástica Vera Lucia Richter abrigada no jardim interno da Fundação Carlos Chagas. 

Saiba mais
Cerimônia de Premiação da 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Quando: 25 de novembro, às 10 horas
Onde: Canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube