1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Prefeitura de Porto Alegre: Escola Neusa Brizola recebe menção honrosa em prêmio nacional
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Prefeitura de Porto Alegre: Escola Neusa Brizola recebe menção honrosa em prêmio nacional

 

|18/11/16

Escola Neusa Brizola recebe menção honrosa em prêmio nacional

Parceria entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Goulart Brizola e a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto Saberes Significativos entre Escola e Universidade receberá Menção Honrosa no Prêmio Nacional Professor Rubens Murillo Marques. A premiação acontece nesta sexta-feira, 18, na sede da Fundação Carlos Chagas, em São Paulo. O prêmio objetiva valorizar e divulgar experiências inovadoras realizadas por docentes de cursos de Licenciatura na formação de professores para a educação básica.

Desenvolvido pelo professor Luciano Bedin da Costa, da UFRGS, e pelas professoras Rita de Cássia Nunes Azzolin, Joelma de Vargas Borges, Márcia Haag Andrade e Mônica Letícia Rohr, da Emef, o projeto destaca-se pela promoção de experiências de troca entre licenciandos e alunos da escola. Entre 2015 e 2016, diversas atividades uniram a realidade do universo acadêmico à convivência prática com o ensino básico da rede municipal de ensino. Entre elas, vivências filosóficas, troca de cartas e elaboração de diferentes oficinas interdisciplinares ministradas por e para estes alunos, como Revivendo a magia da mitologia, onde as crianças desenvolveram apresentação de teatro sobre o tema; Aprendendo Rimas com Mulheres Guerreiras, onde promoveram rimas sobre mulheres históricas e Adolescência e Verdade; onde elaboraram perguntas sobre o entendimento de adolescência aos universitários.

Em sua 5ª edição, o Prêmio Nacional Professor Rubens Murillo Marques é o único no Brasil voltado à valorização dos docentes de Licenciatura. As avaliações são realizadas por uma comissão de especialistas constituída pela Fundação Carlos Chagas, que analisam os trabalhos inscritos conforme a adequação de suas propostas e ações visando à aprendizagem.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre