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‘Professor é uma pessoa’ é tema de evento com participação da Fundação Carlos Chagas

 

Card com os dizeres: Evento 23 de setembro, 14 horas e 30 minutos. Professor é uma pessoa: constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo. Com participação de Adelina Novaes. Diálogos em Rede - Educirs, Cefet/RJ e CNPq. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo azul, com borda branca e detalhes quadrados em amarelo.

|20/09/22

Pesquisadora Adelina Novaes apresenta resultados de estudos sobre subjetividade docente, com foco na teoria de representações sociais e em metodologia de pesquisa aplicada à educação

Na próxima sexta-feira (23/09), às 14h30, a iniciativa Diálogos em Rede promove o evento Professor é uma pessoa: constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo. O assunto será apresentado por Adelina Novaes, integrante do grupo Representações Sociais, Subjetividade e Educação no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais – Educação (CIERS-ed). 

A apresentação tem como uma de suas bases a pesquisa Subjetividade social docente e políticas de subjetividade: aportes de uma perspectiva psicossocial, realizada com financiamento da Fundação Carlos Chagas, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo se baseou em uma revisão da literatura científica para aprofundar aspectos teóricos ligados à subjetividade docente, com enfoque na abordagem dialógica, que reconhece a existência de diferentes visões sobre o exercício profissional e busca analisá-las de forma integradora. 

Além disso, a pesquisa incluiu a participação de 50 professores dos anos finais do ensino fundamental da cidade de São Paulo, por meio de grupos focais e pela metodologia Q, que considera tanto as singularidades dos indivíduos quanto a dimensão social das subjetividades. Durante o Diálogos em Rede, Adelina discutirá o emprego dessa metodologia para o estudo de fenômenos educacionais. 

Os aspectos abordados no evento contribuem para o debate sobre estudos em representações sociais e políticas de subjetividade na educação, principalmente no que se refere à profissionalização docente. 

O Diálogos em Rede é organizado pelo laboratório de pesquisa em Educação em Ciências e Representações Sociais (EDUCIRS), do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Saiba mais:
Diálogos em Rede: Professor é uma pessoa: constituição de subjetividades docentes na periferia de São Paulo
Quando: 23 de setembro, às 14h30
Onde: Jitsi Meet do EDUCIRS
Mais informações: Instagram do EDUCIRS