1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Universidade Federal de Alagoas (UFAL): Prêmio Professor Rubens Murillo Marques tem inscrições abertas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Universidade Federal de Alagoas (UFAL): Prêmio Professor Rubens Murillo Marques tem inscrições abertas

 

|14/05/15

| 14/05/2015

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques tem inscrições abertas

Iniciativa contempla projetos mais inovadores dos professores de Licenciatura das Universidades.

Débora Vieira – jornalista colaboradora

Com o objetivo de estimular as boas práticas implementadas nos cursos de Licenciatura e contribuir para a valorização da profissão do professor, a Fundação Carlos Chagas (FCC) abre as inscrições para a 5ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A iniciativa revela as melhores e mais inovadoras experiências educativas desenvolvidas por docentes de Licenciatura, que se dedicam a ensinar e formar novos professores.

Os dois vencedores do prêmio receberão a quantia de R$ 20 mil, um diploma, um troféu e a publicação dos seus trabalhos na coleção Textos FCC e no site da Fundação. Além disso, a instituição concederá menções honrosas aos trabalhos inovadores que não forem premiados, mas que também se destacaram pela qualidade e criatividade.

“Estamos muito felizes por realizar o Prêmio pelo quinto ano consecutivo, pois acreditamos ser fundamental estimular o trabalho da docência no Brasil. Queremos contribuir com iniciativas em prol da valorização do professor, pois são eles os protagonistas do processo de formação e ampliação da educação no País”, declara a professora Bernadete Gatti, vice-presidente da Fundação Carlos Chagas.

Segundo Gatti, um dos sintomas preocupantes da imagem do professor no Brasil é a crescente falta de interesse dos jovens pela profissão. “Para se ter uma ideia, atualmente, apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio têm interesse em estudar Pedagogia ou fazer alguma Licenciatura, segundo pesquisa que realizamos em 2014, patrocinada pela Fundação Victor Civita”, complementa.

Como participar

Para concorrer ao Prêmio, o conteúdo dos projetos deve abordar experiências realizadas e concluídas de 2014 até junho deste ano e comprovadas por documentos – relatórios de obtenção de créditos na disciplina em questão, avaliações e provas aplicadas durante a execução do projeto, depoimentos em vídeo dos participantes ou trabalhos e atividades realizadas pelos alunos.

A avaliação será realizada por uma Comissão de Especialistas, constituída pela Fundação Carlos Chagas, que analisará os trabalhos conforme a adequação entre os objetivos e as ações desenvolvidas visando à aprendizagem. Para conhecer o regulamento acesse o site da Fundação Carlos Chagas.

“O número de projetos inscritos e a qualidade de seus conteúdos vem aumentando a cada ano, sendo que em 2014 tivemos mais de 70 projetos vindos de várias partes do País. Mas queremos aumentar esse número, pois no Brasil há mais de mil cursos de Licenciaturas e desejamos descobrir os vários talentos que inspiram os futuros professores”, explica a vice-presidente.

Mais informações por meio do telefone (11) 9.8558-8024.

Fonte: Universidade Federal de Alagoas (UFAL)