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‘Coro dos maus alunos’ expressa potência do diálogo entre arte e escola

Vencedor do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, projeto inclui espetáculo apresentado em festivais de Santa Catarina e estimulou debate entre professores em formação e comunidades escolares de sete cidades do estado

18/05/22 | Por Luanne Caires

Logomarca do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, Coro dos maus alunos expressa diálogo entre arte e escola. Projeto inclui espetáculo apresentado em festivais de Santa Catarina

Em um contexto artístico onde predominam produções voltadas para o público infantil ou para o público adulto, as professoras Heloise Vidor e Barbara Biscaro, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vislumbraram uma lacuna a ser preenchida. Foi assim que a juventude e o ambiente escolar, em suas relações interpessoais, institucionais e com a arte, tornaram-se protagonistas da proposta a ser desenvolvida nas disciplinas de Montagem Teatral I e II, ministradas por elas em 2018. 

A proposta foi uma das três vencedoras da 11ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, organizado anualmente pela Fundação Carlos Chagas para reconhecer e valorizar experiências realizadas por docentes de cursos de Licenciatura e que contribuem para a formação de professores da educação básica.

A ação artístico-pedagógica consistia na montagem e apresentação do espetáculo teatral Coro dos maus alunos, a partir do texto do dramaturgo português Tiago Rodrigues, adaptado pela Cia. Arthur-Arnaldo, de São Paulo. A peça abordava temas da escola contemporânea, das relações entre professores, estudantes, pais e outros membros da comunidade escolar e o papel da arte e do teatro na educação. Ao pensar a juventude e a escola a partir do teatro — e incluir momentos de diálogo com o público ao fim de cada apresentação —, o projeto une processos de criação e de prática docente e aproxima a escola discutida nos cursos universitários e a escola real da rede básica.  

Segundo Heloise, essa união de diferentes vivências é uma das potências da Licenciatura, campo fértil de experimentação e de trocas que ampliam o olhar tanto em relação à área pedagógica quanto ao próprio teatro. “Ao estar em contato com crianças, jovens e adultos, existe uma sabedoria de vida ali. É uma abertura para realmente conseguir fazer um caminho recíproco de ensino e aprendizado”, afirma.

Nesse sentido, a professora destaca a importância do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques como reconhecimento de um trabalho que muitas vezes permanece invisível devido à falta de políticas públicas que valorizem a atuação e a carreira docentes. Além de reverberar como incentivo aos professores e estudantes que participaram diretamente do projeto, o detalhamento da experiência, publicado na série Textos FCC, também contribui para inspirar novas iniciativas: “Ele [o Prêmio] é fundamental porque a gente precisa de inspiração. Então é legal ficar disponibilizado por essa escrita, esse registro. Porque [a docência] não é fácil. É árido. Então a inspiração é necessária”.

A retomada das atividades presenciais após quase dois anos de ensino remoto abre novas possibilidades para projetos como o do Coro dos maus alunos. Heloise, que desde a experiência com o espetáculo tem se dedicado a pesquisar a relação entre teatro e literatura juvenil, afirma que pretende retomar ações como essa em parceria com disciplinas práticas da Licenciatura, tendo a escola como tema. 

O Prêmio — e o contato com os outros docentes agraciados — também ajudou a abrir portas para pensar projetos que mesclem áreas distintas e experiências de diferentes regiões do país. “A gente aqui fica muito no movimento Rio – São Paulo, ao menos na nossa área. Mas há iniciativas maravilhosas nos outros cantos do Brasil. Então o Prêmio tem esse aspecto também, de chamar a atenção para o que é feito no macro, sair um pouco da nossa casa, da nossa gaveta”, completa Heloise.  

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques está com inscrições abertas para sua 12ª edição até 30 de maio de 2022. 

Saiba mais

Diálogos entre teatro, escola e universidade: o Coro dos maus alunos
Acesse a série Textos FCC e veja o detalhamento do projeto desenvolvido pelas professoras Heloise Vidor e Barbara Biscaro na Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Conheça outras edições especiais da série Textos FCC dedicadas aos projetos contemplados ao longo da história da premiação.
https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-noticia/projetos-contemplados-pprmm

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