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Aprender a aprender nas escolas paulistas

Pesquisadores: Claudia L. F. Davis (coord.), Glaucia Novaes e Marina Nunes

Equipe de pesquisa:  Agda Malheiros

Financiamento: FCC

Vigência: 2018-2022

Descrição: Após a assinatura de termo de cooperação internacional com a Invalsi (Itália), novas parcerias foram firmadas com Ineed (Instituto Nacional de Evaluación Educativa, Uruguai); UPS (Universidad Politécnica Salesiana, Equador); UDelaR (Universidad de la Republica, Uruguay), Universidad de la Cantábria (Santander, Espanha); e a Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Iztapalapa (México). O objetivo dessa fase do projeto foi alcançar a significação constituída por docentes de escolas públicas e privadas, que lecionam para alunos de 5, 10 e 15 anos de idade, acerca do Aprender a Aprender. Além das entrevistas em profundidade realizadas em 2018, outras vinte foram feitas junto a professoras da rede pública estadual (quatro em cada uma das zonas da cidade de São Paulo: norte, sul, leste, oeste e centro). Os sucessos e dificuldades do grupo foram discutidos e enfrentados por meio de vários webinários ao longo do ano. Os dados coletados em 2018 e 2019 foram analisados qualitativamente, por meio do software Alceste, resultando em apresentações em dois congressos: no da CIP, em Cuba, e o da Invalzi, em Roma, instituição que se incumbiu de financiar a estadia de dois membros do grupo: Gláucia Novaes e Agda M. F de Carvalho. A nova etapa do projeto, para dar andamento à parceria internacional, objetiva publicação de artigos em revistas internacionais e nova coleta de dados, agora junto a alunos e pais.