1. Início
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na educação básica do Brasil – segunda etapa

Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na educação básica do Brasil – segunda etapa

Coordenação: Sandra Unbehaum (DPE/FCC)

Equipe:
DPE/FCC: Thaís M. Gava e Amélia Artes
Bolsista Pesquisadora: Maria José de Freitas

Financiamento: British Council

Vigência: 2022-2023

Descrição: O objetivo desta segunda etapa será o de favorecer para diferentes grupos-chave ampla divulgação científica dos resultados do diagnóstico elaborado em 2021, mas não se limitando a ele, a fim de colaborar para um debate qualificado sobre o ensino de ciências no Brasil. Será realizada uma pesquisa com o intuito de identificar inspiradoras propostas ou referências curriculares para o ensino de ciências, bem como suas perspectivas pedagógicas, estruturadas à luz da BNCC para o ensino fundamental II. A terceira ação prevista é promover espaços formativos para profissionais das secretarias de educação e, com a colaboração das experiências inspiradoras identificadas, estimular a formulação de propostas curriculares para o ensino de ciências em suas redes. O desenvolvimento do projeto está estruturado em três eixos, correspondentes aos objetivos descritos acima, cujas ações ocorrerão em paralelo, mas com lógicas e propósitos específicos, inclusive relativo ao público a ser envolvido e alcançado.