1. Início
  2. |
  3. 2ª Chamada do Programa Garotas STEM: Formando futuras cientistas

2ª Chamada do Programa Garotas STEM: Formando futuras cientistas

O programa Mulheres na Ciência do British Council lança a segunda Chamada Garotas STEM em parceria com a Fundação Carlos Chagas para oferecer apoio financeiro e técnico a projetos já desenvolvidos, há pelo menos dois anos, em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais que tenham como objetivo a inclusão de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico incentivando o interesse, a participação e a formação de garotas para carreiras em áreas científicas e tecnológicas, onde mulheres ainda se encontram subrepresentadas.

Serão selecionados até 30 projetos que promovam a participação mais ampla das estudantes do ensino fundamental e médio nas carreiras científicas e tecnológicas no Brasil, gerando interesse e incentivando-as a seguirem nas áreas STEM. Os projetos selecionados poderão solicitar um aporte financeiro de até R$ 15.000,00 cada.

As lideranças dos projetos selecionados pela presente chamada receberão apoio por meio de recursos financeiros e treinamento em ensino de ciências e sua interlocução com as discussões de gênero e raça.

As atividades de treinamento serão ministradas pelo STEM Education Hub – uma parceria entre o King's College London e o British Council para a promoção da cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação que busca incentivar o ensino, aprendizagem e difusão das ciências, voltados à promoção de uma educação de qualidade para todos e todas.


CRONOGRAMA

FASES DATA
Lançamento da Chamada e início da submissão de propostas 08/12/2021
Data limite para submissão das propostas 16/02/2022 - 23h59 (horário de Brasília)
Avaliação das propostas 17/02/2022 a 15/03/2022
Divulgação dos resultados 18/03/2022
Início do treinamento 29/03/2022 e 30/03/2022
Vigência do financiamento e implementação dos projetos Abril a dezembro de 2022

Garotas STEM: Formando futuras cientistas

Edital de retificação - 3
Edital de retificação - 2 
Edital de retificação - 1
Edital 2a. Chamada Garotas STEM: Formando futuras cientistas

Projetos Selecionados

Garotas STEM Resultado: Confira a lista de projetos selecionados para o edital Garotas STEM. Logomarca do British Council, Fundação Carlos Chagas e CNPq

Inscrição

Perguntas e Respostas

No dia 20 de janeiro, a Fundação Carlos Chagas e o British Council apresentaram uma sessão online de perguntas e respostas sobre a 2ª Chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas com a participação de Sandra Unbehaum, da Fundação Carlos Chagas e Raíssa Daher, do British Council, que responderam às perguntas encaminhadas pelas lideranças dos projetos.

Eventos

11
Novembro
(sexta)
Encontro de Formação para Práticas de Equidade de Gênero em Educação e Divulgação Científica
10
Novembro
(quinta)
3ª Roda de Conversa Garotas STEM: As diversas formas de se fazer ciências na escola
31
Outubro
(segunda)

Manas Digitais: Oficina de Git/Github com Thayana Mamoré (Devs Norte)

Notícias