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O Bem-Estar dos Alunos Brasileiros em Perspectiva Comparada: O Que Indicam os Dados do Pisa 2015

  Objetivos:

O seminário visa a apresentar os resultados do PISA 2015 relativos ao bem-estar de alunos brasileiros em uma perspectiva comparada em que o bem-estar é entendido como “desenvolvimento integral do aluno e sua qualidade de vida” (OCDE, 2017). Serão abordados aspectos como: satisfação dos alunos com sua vida; suas motivações e expectativas para o futuro; suas relações com professores e colegas no ambiente escolar; o bullying; suas relações familiares e uso do tempo fora da escola; além de questões sobre potenciais e limites no uso de dados de avaliações e pesquisas internacionais para análises do contexto brasileiro e comparações entre diferentes países.

ESTHER CARVALHAES – Doutora em Políticas Educacionais pela Universidade da Cidade de Nova Iorque. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora acreditada pelo Departamento de Educação do What Works Clearinghouse, Estados Unidos (EUA), para conduzir avaliações sobre a qualidade de estudos publicados na área de educação. Especialista na aplicação de métodos estatísticos em bancos de dados de larga escala, com interesse particular em temas como autonomia escolar, enturmação de alunos e envolvimento de famílias na vida escolar. Atualmente, é analista do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, onde também trabalhou nos projetos Education at a Glance e Education GPS.

Debatedora:
GABRIELA MORICON
I – Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC).

Educadores em geral; professores, gestores, pesquisadores e especialistas em educação e áreas correlatas.

 

Data:

Hora:

das 10h às 13h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – CEP: 05516-030 – São Paulo – SP.

 

Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.
Inscrições encerradas.